O Brasil enfrenta um alerta de saúde pública, com o Ministério da Saúde notificando 217 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas até esta segunda-feira (6). Desses, 17 foram confirmados e 200 continuam em investigação.
O estado de São Paulo é o mais afetado, concentrando 82,49% das ocorrências, com 15 casos confirmados e 164 em investigação. Além de São Paulo, o Paraná também registrou dois casos confirmados e quatro em análise, enquanto os estados da Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso já descartaram as suspeitas que estavam sob investigação.
Outros 12 estados estão monitorando casos potenciais. Acre notificou 1, Ceará 3, Espírito Santo 1, Goiás 3, Minas Gerais 1, Mato Grosso do Sul 5, Paraíba 1, Pernambuco 10, Piauí 3, Rio de Janeiro 1, Rondônia 1 e Rio Grande do Sul 2.
Até agora, dois óbitos foram confirmados em São Paulo, e 12 ainda estão sob investigação. Esses casos incluem um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
Esse cenário traz à tona a importância de se estar atento à procedência das bebidas alcoólicas consumidas. Como você vê a situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments