Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, durante este mês das crianças, foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além da liberação de R$ 150 milhões para as gestões de saúde locais, visando organizar as ações nos territórios.
Notícias Relacionadas:
- Vacinação de países vizinhos também impacta o Brasil, diz Opas.
- Distrito Federal tem mutirão de vacinação neste sábado.
- Fiocruz e Panamá vão ampliar a capacidade de produção de vacinas.
Durante o lançamento da campanha de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e a eficácia das vacinas utilizadas no país para controlar doenças preveníveis. Ele lembrou que muitas doenças graves foram evitadas graças aos esforços de vacinação do passado.
As vacinas disponíveis nesta campanha incluem:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
Campanha é Reforçada
Para um maior alcance entre os pais e responsáveis, o Ministério da Saúde fará chamadas através do aplicativo Meu SUS Digital, com a expectativa de atingir 40 milhões de pessoas. O aplicativo é gratuito e está disponível para web, iOS e Android. Para acessá-lo, é necessário ter uma conta no Gov.br.
No aplicativo, é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhar a situação vacinal, com previsão de próximas doses e atualizações em tempo real.
Cobertura Vacinal
A campanha faz parte de um esforço nacional de recuperação vacinal, com resultados já percebidos nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a poliomielite e uma expansão de 40% na vacinação da tríplice viral.
Com o crescimento de casos de sarampo na América do Norte, o Brasil intensificará a imunização contra essa doença em toda a população, disponibilizando doses para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Dia D
No próximo dia 18 de outubro, haverá o Dia D de mobilização, com horário especial de funcionamento dos postos de saúde em todo o país. O ministro Padilha afirmou que esse dia será uma oportunidade estratégica para proteger todas as crianças e garantir que elas sejam vacinadas.
Vamos ficar atentos e participar dessa importante mobilização. Compartilhe suas opiniões ou dúvidas nos comentários!
Facebook Comments