Brasil ultrapassa 50 mil vagas anuais em Medicina após abertura de 77 novos cursos, alertam pesquisadores

Publicado:

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil vagas anuais em cursos de Medicina, conforme revelou um levantamento da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, o Ministério da Educação (MEC) autorizou 77 novos cursos e expandiu turmas em outras 20 instituições, resultando em 5.461 novas vagas. Ao todo, o país conta agora com 494 escolas médicas, sendo 80% em instituições privadas. Essa rápida expansão acendeu um alerta sobre a qualidade da formação médica no Brasil.

A ampliação das vagas ocorreu em quase todas as regiões do país. O Nordeste se destacou, concentrando 43% das novas oportunidades, ou seja, 2.365 vagas. O Sudeste segue na sequência com 1.225 novas vagas, o Norte com 835, o Sul com 729 e o Centro-Oeste com 307. Os estados que mais receberam novos cursos foram Pará, Bahia e São Paulo, cada um com oito novas autorizações.

Entre as capitais, São Luís (MA) se destacou com cinco autorizações, enquanto Belém (PA), Teresina (PI) e Boa Vista (RR) tiveram dois cursos cada. No interior, municípios como Feira de Santana (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA), Sobral (CE) e vários outros também receberam simultaneamente novas autorizações, evidenciando a demanda por formação na área de saúde em diferentes locais do Brasil.

Essa alteração significativa no número de vagas pode indicar um crescimento na formação de profissionais de saúde, mas também levanta questões sobre a sustentabilidade e qualidade da educação médica no país. Os moradores das cidades que agora recebem novos cursos esperam que essa expansão gere profissionais bem preparados para atender às necessidades da população.

E você, o que acha dessa expansão nas vagas de Medicina? Acredita que isso vai melhorar a qualidade dos serviços de saúde? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filho de Maria Del Carmen, superintendente do Desenbahia deve ser lançado pelo PT para herdar “votos” dela em 2026

André Fidalgo, superintendente da Desenbahia, deve ser lançado como candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Ele está sendo preparado para herdar...

Ex-senador afirma que ponte é solução “rodoviária e inadequada” e propõe sistema aquaviário como alternativa

O ex-senador e especialista em planejamento urbano-regional Waldeck Ornélas voltou a falar sobre o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Para ele, essa iniciativa é...

Município de Santo Amaro paga gratificação que supera o próprio salário de servidora; MP aponta disparidades

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 3ª Promotoria de Justiça de Santo Amaro, enviou uma recomendação ao prefeito Flaviano Bomfim (União)...