STF nega recurso do Estado e mantém decisão que garante reintegração de policial absolvido

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, através do ministro Edson Fachin, rejeitar um recurso do Estado da Bahia. A decisão confirma o direito à reintegração de um ex-agente de polícia que havia sido demitido após ser acusado de duplo homicídio, mas foi absolvido pela Justiça Criminal.

O ex-policial foi dispensado da Polícia Civil da Bahia após um processo administrativo relacionado à sua suposta participação no crime. Porém, anos depois, a Justiça Criminal o absolveu, aceitando sua defesa de negativa de autoria. Após a absolvição, ele entrou com uma ação pedindo sua reintegração e compensação por danos morais contra o Estado. As instâncias ordinárias da Bahia acolheram seus pedidos, determinando seu retorno ao cargo, o pagamento integral dos salários durante o afastamento e uma indenização de R$ 20 mil.

Em resposta, o Estado da Bahia levou o caso ao STF, argumentando que a demissão do policial foi legal e que a reintegração dependia de uma nova interpretação de prazos e condições legais.

O ministro Fachin afirmou que a resolução do caso exigia uma análise de normas infraconstitucionais e uma reinterpretação dos fatos e das provas do processo. Isso não pode ser feito no âmbito de um recurso extraordinário, conforme a Súmula 279 do STF.

Ele destacou que qualquer violação a princípios como a legalidade, devido processo legal e ampla defesa só poderia ser reconhecida através da análise de normas infraconstitucionais, o que representa uma ofensa reflexa à Constituição Federal. Esse entendimento está alinhado ao Tema 660 de Repercussão Geral.

Se você tem uma opinião sobre essa decisão, sua participação é bem-vinda! Deixe um comentário e compartilhe seu ponto de vista.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Protesto bloqueia trecho da BA-001 em Aratuípe após denúncia de violência policial

Na tarde desta terça-feira (07), amigos e familiares do ex-vereador Rafael...

Royalties de Netinho de Paula serão penhorados em processo milionário

A Justiça de São Paulo determinou que os direitos autorais de Netinho de Paula serão penhorados para cobrir uma dívida de mais de...

Apesar de expectativas de votação para criação da Seponte, sessão da AL-BA cai por falta de quórum

A sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desta quarta-feira (7) foi encerrada devido à falta de quórum. Apenas o pequeno expediente, com...