Bahia regulamenta novo Código de Vigilância em Saúde e amplia poder de resposta do SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na quarta-feira (8), o decreto que regulamenta o novo Código de Vigilância em Saúde. Essa mudança substitui uma legislação que esteve em vigor por mais de 40 anos e representa um passo importante na modernização do sistema de saúde da Bahia.

Essa nova legislação fortalece a capacidade de resposta do Estado e dos municípios em situações como epidemias, pandemias e desastres ambientais. Além disso, simplifica processos para o setor produtivo, promovendo uma resposta mais eficiente a emergências sanitárias.

Dentre as principais inovações, destacam-se: a digitalização dos processos de licenciamento sanitário, a ampliação do prazo do licenciamento para até três anos, e a autorização para acesso a imóveis abandonados para controle de arboviroses. O novo código também fortalece a atuação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e dos laboratórios regionais, permitindo decisões mais rápidas em momentos críticos.

Jerônimo Rodrigues afirmou que o novo código é resultado de um esforço coletivo que envolveu o governo, o setor produtivo, entidades de classe e o Ministério Público. Ele destacou que a legislação moderna coloca a Bahia em destaque na vigilância em saúde no país. “Os aprendizados da pandemia estão incorporados aqui. Aprendemos que salvar vidas exige coordenação, transparência e rapidez nas decisões”, completou o governador.

O decreto abrange sete eixos da vigilância: sanitária, epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador, laboratorial, verificação de óbito e emergências em saúde pública. Ele também fortalece o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Bahia), que agora possui maior autonomia na monitoramento e resposta a crises.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, enfatizou que a nova legislação torna a vigilância mais ágil e menos burocrática. “Com esse novo código, a vigilância ganha um novo corpo e vai oferecer uma resposta mais rápida, garantindo uma maior proteção à saúde da população”, afirmou.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Rivia de Barros, destacou que a Bahia agora possui uma das leis mais modernas do Brasil nesse setor. “Isso é um grande avanço para o SUS da Bahia”, afirmou, ressaltando a importância da nova regulamentação na prevenção e controle de doenças.

Outra ação importante anunciada pelo governador foi a autorização para o início das obras da nova hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, com investimento de quase R$ 8 milhões. Essa obra incluirá salas de exame e monitoramento, além de outras unidades de serviços. Outros hospitais no interior da Bahia também passarão por melhorias semelhantes, conforme explicou Roberta Santana.

A transformação na vigilância em saúde vem à tona em um momento em que a Bahia busca soluções mais eficazes para garantir a saúde de seus moradores. O que você achou das novas diretrizes? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebê de quatro meses é encontrado morto pela mãe na zona rural de Iuiu

Um bebê de quatro meses foi encontrado morto pela própria mãe na manhã deste sábado (13), na Fazenda Araçá, localizada na zona rural...

Adolescente de 17 anos desaparecido é encontrado morto com marcas de violência em Jequié

Um adolescente de 17 anos desaparecido desde a quinta-feira (11) foi encontrado morto na manhã deste domingo (14) no Loteamento Santa Luz, em...

Procurado por homicídio e tráfico na Bahia é preso no Rio em ação integrada

Um criminoso investigado por diversos crimes na Bahia foi localizado e preso no sábado (13), durante uma ação integrada da Força Integrada de...