Na noite desta quarta-feira (8/10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que recebeu autorização da Fifa para divulgar decisões do VAR, mesmo sem revisão. Essa iniciativa visa aumentar a transparência sobre a arbitragem.
Agora, a CBF poderá compartilhar publicamente áudios e vídeos das decisões tomadas pela equipe de arbitragem, mesmo que o árbitro não tenha consultado o VAR. Antes, apenas os áudios referentes à revisão do lance podiam ser divulgados.

Esses áudios e vídeos estarão disponíveis em até 24 horas após o final do jogo. Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, comentou sobre a autorização dada pela Fifa, destacando a importância de apresentar checagens que tenham grande impacto para reforçar a integridade das competições.
“Sempre consultamos a Fifa em questões que fogem à rotina. Nessa consulta, argumentamos que divulgar informações mesmo sem a ida do árbitro ao VAR ajudaria a manter a integridade. Recebemos a liberação para fins de instrução e transparência”, afirmou Cintra.
O presidente da CBF, Samir Xaud, também se manifestou sobre as reformas em andamento. Ele ressaltou que, desde o início da nova gestão, estão trabalhando em problemas estruturais que precisam de mudanças, e a arbitragem é uma dessas prioridades. “Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência”, finalizou Xaud.
O que você acha dessa nova medida da CBF? Deixe sua opinião nos comentários! Sua voz é importante para o futebol brasileiro.
Facebook Comments