“Derrota do povo brasileiro”, diz Lula após Câmara retirar de pauta MP que tributa aplicações financeiras e bet

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão da Câmara dos Deputados de retirar de pauta a Medida Provisória (MP) que buscava alternativas para o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em suas redes sociais na noite de quarta-feira (8), Lula lamentou que a medida tinha o objetivo de corrigir “injustiças no sistema tributário”. Ele afirmou que a rejeição representa uma “derrota imposta ao povo brasileiro”.

Lula ressaltou que essa decisão impacta diretamente a arrecadação e compromete políticas públicas essenciais.

“A derrubada da medida provisória que corrigia injustiças tributárias não é uma derrota para o governo, mas para o povo brasileiro. Essa MP buscava cobrar uma parte justa dos que mais ganham. Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e a justiça tributária. O que está por trás dessa decisão é a crença de que o país arrecadará menos, reduzindo políticas públicas e programas sociais que beneficiam milhões. É jogar contra o Brasil”, comentou Lula.

Na quarta-feira, a Câmara aprovou por 251 votos a favor e 193 contra um requerimento para retirar de pauta a medida provisória 1303/2025, que tributava aplicações financeiras e apostas. O requerimento foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP). Com essa aprovação, a medida não poderá ser votada novamente, já que seu prazo de validade expira às 23h59.

Apesar da orientação contrária de partidos de oposição e do centrão, o governo Lula apostou em um enfrentamento direto na votação da MP 1303/2025. Após uma tarde repleta de negociações, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu iniciar a ordem do dia no plenário por volta das 18 horas, colocando a medida imediatamente em votação.

Como você vê essa situação? A decisão da Câmara pode impactar realmente as políticas públicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Bolsonaro dão uma “banana” para o Centrão de olho em 2026

Líderes de seus campos políticos, Lula e Jair Bolsonaro parecem ter tomado consciência de que não precisam agradar ao Centrão para manter vantagem...

Roadie baleado por policial penal perdeu baço e parte do intestino

Um homem baleado por um policial penal durante uma confusão em uma festa de despedida de solteiro permanece em estado grave no Hospital...

Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão

Resumo para publicação: uma pesquisa com 22,7 mil profissionais da área penitenciária, entre 2022 e 2024, aponta impactos relevantes na saúde mental e...