FMI diz que economia mundial avança ‘melhor do que o esperado’, mas incerteza permanece

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a economia mundial tem apresentado um desempenho “melhor do que o esperado, mas pior do que o necessário”. Segundo ela, essa situação se deve, em parte, ao impacto menor da guerra comercial do que o previsto. No entanto, a incerteza econômica global é considerada “a nova normalidade”.

Durante um evento em Washington, que marca o início das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, Georgieva antecipou que o relatório de perspectivas econômicas globais, a ser divulgado na próxima semana, indicará um crescimento global “apenas levemente mais lento” para 2025 e 2026. Isso se deve ao fato de os países terem conseguido superar impactos significativos recentes.

Ela mencionou que as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram um efeito menor do que o esperado. Apesar de isso indicar que o mundo ainda não entrou em uma guerra comercial, a diretora do FMI alertou para o aumento contínuo da incerteza, que afetará tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, que necessitam de melhores oportunidades.

Georgieva ainda fez um apelo à União Europeia para que avance na consolidação do mercado único e da união financeira. Ela destacou a diferença entre as “megaempresas” americanas, especialmente no setor de tecnologia, e as empresas europeias, que parecem menores em comparação. Em relação à Alemanha, recomendou que o país aumente seus gastos fiscais e investimentos em infraestrutura.

Se referindo à China, ela sugeriu uma reformulação do mercado imobiliário e destacou que a depreciação da moeda chinesa é um desafio que pode dificultar o crescimento. Para ela, é essencial melhorar o crescimento econômico, fortalecer as finanças públicas e lidar com desequilíbrios internos. Em um cenário de choque corretivo, condições financeiras mais restritivas poderiam ameaçar a economia global.

O que você acha das declarações de Georgieva? A economia global realmente está em um caminho positivo, ou as incertezas podem pesar? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e UE exaltam acordo UE-Mercosul como vitória do multilateralismo

Após 25 anos de negociações, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia será assinado neste sábado, 17 de...

Líder supremo do Irã acusa Trump por mortes em protestos

Meta descrição: O líder iraniano Ali Khamenei responsabiliza o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelas mortes registradas durante a recente onda de...

Mercosul e União Europeia firmam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul e União Europeia assinam neste sábado, em Assunção, o acordo de livre comércio após 25 anos de negociações, em cerimônia no Gran...