Após acordo sobre Gaza, Trump diz que Irã também busca a paz

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após o anúncio do fim da guerra na Faixa de Gaza, Donald Trump revelou que o Irã, considerado um dos principais apoiadores do Hamas, expressou sua intenção de “trabalhar pela paz”. A declaração do presidente dos Estados Unidos foi feita nesta quinta-feira, durante uma reunião do gabinete.

Trump não detalhou muito, mas afirmou que Teerã buscou Washington para sinalizar apoio ao acordo, mesmo sem laços diplomáticos entre os países.

“O Irã quer trabalhar pela paz agora, eles nos informaram. E eles reconheceram que são totalmente a favor deste acordo”, disse Trump.

Até o momento, o governo iraniano não confirmou qualquer contato com os EUA. Porém, o Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que apoia “qualquer iniciativa que vise acabar com a guerra e o genocídio em Gaza”, além de pedir vigilância contra possíveis “violações de compromissos por parte do regime israelense”.

Fim da Guerra

Após dois anos de conflitos e um cessar-fogo inicial incerto, o governo dos EUA divulgou um plano de paz para a Faixa de Gaza em 29 de setembro. Após discussões, Israel e Hamas assinaram um acordo de paz para a primeira fase da trégua nesta quarta-feira, no Egito.

Ainda não estão claros os detalhes sobre o início do cessar-fogo, mas a expectativa é que reféns mantidos pelo Hamas sejam libertados em troca de prisioneiros palestinos. Além disso, Israel deve iniciar a retirada gradual de suas tropas da região.

Segundo Trump, os reféns israelenses ainda na Faixa de Gaza, tanto vivos quanto mortos, devem ser liberados até a próxima terça-feira, dia 13 de outubro.

O cenário no Oriente Médio continua a evoluir e o impacto dessas negociações é deixado em aberto. O que você pensa sobre essa nova etapa de diálogos? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA vai enviar o maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio

Palavras-chave: porta-aviões Ford, USS Gerald R. Ford, Oriente Médio, Irã, tensões, The New York Times, Donald Trump, programa nuclear, sanções, EUA ...

Vojvoda defende jogadores e critica gramado após derrota do Santos

Santos FC, conhecido como Peixe, foi derrotado pelo Athletico Paranaense pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado na Arena da Baixada. O texto disponível...

Brasileirão: veja os melhores momentos de Corinthians 2 x 0 Bragantino

Para eu gerar o resumo fiel e pronto para publicação, preciso do texto completo. O trecho que você enviou descreve apenas o título:...