Gaza será reconstruída após primeira fase do acordo de paz, diz Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Gaza “será reconstruída” após a conclusão da primeira fase do acordo de paz entre Israel e Hamas, que foi assinado na quarta-feira, 8 de outubro. Em entrevista à Fox News, Trump enfatizou que “você verá as pessoas se dando bem e Gaza sendo reconstruída”. Ele também mencionou que esse processo representará “um mundo diferente”, com investimentos significativos na região.

Trump ressaltou que países vizinhos devem se unir à reconstrução, afirmando que eles têm “uma riqueza enorme” e desejam colaborar. “Acreditamos que Gaza será um lugar muito mais seguro e próspero”, disse. O presidente expressou confiança em que a paz será alcançada no Oriente Médio.

Anúncio do acordo

A divulgação do acordo entre Israel e Hamas foi feita pelo próprio Trump em uma publicação na rede social Truth Social. Ele declarou: “Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que todos os reféns serão libertados em breve, e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como primeiros passos em direção a uma paz forte e duradoura.”

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, rapidamente se manifestou, afirmando que “com a ajuda de Deus, traremos todos para casa. Um grande dia para Israel.” Ele prometeu convencer seu governo a aprovar o acordo e agradecer a Trump por sua mobilização nessa “missão sagrada”.

O Hamas também se pronunciou, afirmando estar disposto a libertar todos os prisioneiros israelenses, vivos e mortos. O grupo declarou que não deixará de lutar por seus direitos nacionais até que a liberdade e a autodeterminação sejam alcançadas.

Acordo de paz proposto por Trump

O plano de paz contém 20 pontos e busca transformar a Faixa de Gaza em um território livre do terrorismo. A primeira etapa envolve a retirada das tropas israelenses e as negociações para a libertação dos reféns. O acordo inclui a anistia para integrantes do Hamas, na condição de que todos os sequestros sejam resolvidos e suas armas sejam depostas.

Com mediação do Catar, Egito e Turquia, o documento apresenta diretrizes para terminar a guerra que se arrasta há quase dois anos entre Israel e Hamas.

O que você acha dessa proposta de paz? Quais são suas expectativas para a reconstrução de Gaza? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ilhados: detentos presos em alagamento são resgatados por trator

Reprodução Um grupo de aproximadamente 25 detentos precisou ser resgatado após um alagamento em Campinas, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (14/1)....

Lei Rouanet movimenta R$ 25,7 bilhões e gera 228 mil empregos em 2024, aponta estudo da FGV

A Lei Rouanet movimentou R$ 25,7 bilhões na economia brasileira e gerou ou manteve 228 mil empregos em 2024, segundo a Pesquisa de...

‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista

Meta descrição: O ECAD divulgou, em 2025, as 10 músicas mais tocadas em shows no Brasil, lideradas por Evidências, com clássicos de décadas...