As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estão atuando há mais de 80 dias no combate a incêndios florestais em pelo menos seis cidades do Oeste baiano. Nesta quinta-feira (9), os esforços se concentraram na Cabeceira da Serra da Bandeira, em Barreiras, uma das áreas mais atingidas pelas queimadas.
De acordo com informações da corporação, foram registrados 441 focos de incêndio em 21 municípios da região somente neste ano. Atualmente, 19 equipes estão mobilizadas para o combate. Em todo o estado, o mês de outubro já contabiliza 1,3 mil focos ativos, o que representa uma média de 135 novos incêndios por dia. Desde janeiro, a Bahia acumula quase 8,8 mil ocorrências.
Entre as cidades mais afetadas, Barreiras e Barra se destacam. Em Barra, os bombeiros estão atuando há mais de 40 dias nas localidades de Serra do Estreito, Igaripé e Pau Darco, com 20 militares divididos em quatro equipes. Em Formosa do Rio Preto, as chamas foram controladas, mas a vigilância continua nas áreas da Fazenda Formosa, Coaceral, Buritizal e Charco.
Em Santa Rita de Cássia, o incêndio na Serra do Cercado mobiliza dez bombeiros em duas equipes há 15 dias. Já em Riachão das Neves e São Desidério, cada cidade conta com cinco bombeiros trabalhando para combater os focos, atuando há cerca de dois dias.
Os bombeiros permanecem em alerta e devem manter as operações até que todos os focos sejam controlados na região Oeste da Bahia.
E você, como vê a situação dos incêndios no Oeste da Bahia? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o que pode ser feito para ajudar na prevenção e combate a essas queimadas.
Facebook Comments