Na última quinta-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou um dos novos planos do governo: a criação de uma universidade na cidade de Santo Amaro, na Bahia, em homenagem a Dona Canô, mãe das renomadas figuras da música brasileira Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Lula fez o anúncio durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Ele afirmou que a instituição se chamará **Universidade Dona Canô**. “Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, declarou o presidente.
Dona Canô, que faleceu aos 105 anos em 2012, é uma cidadã ilustre de Santo Amaro. Seu legado é celebrado em obras literárias como “O sal é um dom: Receitas de Dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso, e “Cano Velloso. Lembranças do Saber Viver” (2009), elaborado por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.
A paixão de Dona Canô pela cidade fez dela uma grande representante desse município. Conforme Lula, o governo também atenderá a uma de suas principais reivindicações: a revitalização de um rio que passa pela cidade. “A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava pra mim”, completou o presidente.
O que você acha dessa homenagem e das melhorias que estão sendo planejadas para Santo Amaro? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments