Ministro de Lula e desembargador viram opção para vaga de Barroso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A possibilidade de uma nova indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) se torna cada vez mais evidente. Além de Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, também é considerado uma forte opção para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.

Nos bastidores, figuras do governo e do judiciário em Brasília já mencionam Carvalho como uma alternativa viável. O ministro, no entanto, desconversou sobre sua cotação. Durante um evento em Belém, ele afirmou que não tinha conhecimento do assunto, mas completou que “ninguém recusaria” a oportunidade.

Além de Messias e Carvalho, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), também surge como uma opção. Favreto é conhecido por ter concedido um habeas corpus que permitiu a liberdade de Lula em 2018, embora a decisão tenha sido posteriormente suspensa. O governo já tentou articular sua indicação para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ele não foi selecionado na lista tríplice encaminhada a Lula.

Messias se destaca como favorito

Atualmente, Jorge Messias é visto como o favorito para a vaga por ter a confiança do presidente e de várias lideranças do PT. Outro nome que também está em destaque é o de Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado e membro do PSD-MG.

É sempre interessante acompanhar o desenrolar dessas negociações no cenário político. Quem você acha que seria a melhor escolha para essa vaga? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJSP torna preventiva prisão de suspeito de matar agente de trânsito

A Justiça de São Paulo converteu, nesta segunda-feira (22/12), a prisão temporária de Leorogers Andrade da Costa, 29 anos, em preventiva. Ele é...

Caso Tainara: autor de crime responderá por feminicídio consumado

Nesta quinta-feira (25/12), a Secretaria da Segurança Pública confirmou a reclassificação do crime envolvendo Tainara Souza Santos para feminicídio consumado. A vítima, de...

Cirurgia de tratamento de hérnia de Bolsonaro termina após mais de 3h de operação

Uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal bilateral no ex?presidente Jair Bolsonaro (PL) foi concluída na tarde desta quinta-feira (25), após cerca...