Os Estados Unidos estão considerando impor controles de exportação sobre peças de aviões da Boeing para a China. Essa informação foi divulgada pelo presidente Donald Trump, na noite de sexta-feira, durante uma entrevista no Salão Oval da Casa Branca.
Além disso, Trump anunciou em sua rede social, a “Truth Social”, um aumento das tarifas em 100% sobre produtos chineses, bem como restrições à venda de software crítico para o país asiático. O presidente acusa a China de controlar a exportação de elementos essenciais para a produção de alta tecnologia, como semicondutores.
Na mesma ocasião, Trump mencionou a possibilidade de cancelar uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, programada para a Cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), que acontecerá na Coreia do Sul no final de outubro. Contudo, ele acabou decidindo manter o compromisso.
Quando questionado sobre quais produtos poderiam ser afetados pelos controles de exportação, Trump afirmou: “Temos várias opções, incluindo aeronaves. A China possui muitos aviões da Boeing e tem necessidade de peças.”
Em agosto, a Boeing estava em negociações para vender até 500 jatos para a China. Estima-se que as companhias aéreas chinesas operem 1.855 aeronaves da fabricante americana, além de ter mais de 200 pedidos confirmados.
O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.
Compartilhe esse artigo:
Facebook Comments