A caminho de Israel, Trump afirma que a guerra em Gaza acabou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12/10), enquanto viajava para Israel, que a guerra na Faixa de Gaza chegou ao fim. “A guerra acabou. A guerra acabou, ok? Vocês entendem isso?”, destacou Trump.

O presidente expressou confiança de que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas vai se manter. Segundo ele, a população está “cansada” do conflito, que já dura um longo período. “Acho que o cessar-fogo vai se manter. As pessoas estão cansadas disso. Não é recente, já faz séculos. O cessar-fogo vai se manter”, comentou.

Trump mencionou que “todos estão felizes”, incluindo países judeus, islâmicos e árabes, refletindo um sentimento positivo após a resolução do conflito.

Durante suas declarações, ele também elogiou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Ele é um presidente de tempos de guerra, fez um ótimo trabalho. Tive algumas divergências com ele, mas foram resolvidas rapidamente. Acredito que ele é a pessoa certa neste momento”, disse.

Ida a Israel

Trump embarcou na tarde deste domingo para Israel, onde acompanhará a liberação de reféns israelenses em Gaza. A expectativa é que, na manhã de segunda-feira (13/10), o Hamas libere os reféns e que Israel, em troca, transfira prisioneiros palestinos.

Antes de embarcar no Air Force One, ele afirmou que “todo mundo está muito animado” com o cessar-fogo que durou dois anos. Trump mencionou também que os reféns israelenses em Gaza podem ser libertados um pouco antes do esperado.

Durante sua estadia em Israel, Trump vai se reunir com Netanyahu e encontrar familiares das vítimas mantidas pelo Hamas. Ele também fará um discurso no Knesset, o parlamento de Israel, em Jerusalém.

O fim da guerra entre Israel e Hamas foi anunciado na quinta-feira (9/10), e o cessar-fogo começou a valer na sexta-feira (10/10). O acordo prevê a liberação de todos os reféns em troca de presos palestinos, além do recuo parcial do exército israelense.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas ideias sobre o futuro da região.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS