O vice-presidente Geraldo Alckmin, que atua como um dos principais articuladores do governo para acabar com a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros, manifestou otimismo sobre a possibilidade de Donald Trump atender ao pedido do Brasil. Essa conversa ocorreu após um diálogo entre os presidentes.
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Trump. Alckmin explicou: “O pedido do presidente Lula é que, enquanto estamos negociando, a tarifa de 40% seja suspensa. Isso cria uma situação vantajosa para ambos os lados.” Ele acredita que essa é uma oportunidade de aproximação entre Brasil e Estados Unidos.
Alckmin destacou alguns avanços nas negociações comerciais. A celulose e o ferro-níquel já estão com a tarifa reduzida a 0%. Além disso, a tarifa de madeira serrada, que antes era de 50%, caiu para 10%. Móveis, que tinham uma tarifa de 50%, agora estão em 25%. “Precisamos acelerar mais esse processo”, comentou.
Há uma expectativa de que Lula e Trump se encontrem na Malásia, no final do mês, o que pode fortalecer o diálogo entre os dois países. Alckmin também não vê problemas nas negociações com a indicação de Marco Rubio como novo secretário de Estado dos EUA, afirmando que isso não deve comprometer as conversas.
A indicação de Rubio causou apreensão no governo brasileiro, pois ele já criticou publicamente figuras importantes do Brasil, como o ministro do STF Alexandre de Moraes. Rubio já se encontrou com membros da direita brasileira e tem um histórico de declarações desfavoráveis sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a conversa, Alckmin ainda comentou sobre os avanços no combate à pobreza, ressaltando que o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU, mas que é fundamental continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população.
O que você acha dessa negociação entre Brasil e Estados Unidos? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments