Paquistão diz ter matado mais de 200 membros do Talibã no Afeganistão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nava Jamshidi/Getty Images

Apoiadores do Talibã no Afeganistão
Imagem mostra apoiadores do Talibã no Afeganistão – Foto: Nava Jamshidi/Getty Images

O Exército do Paquistão anunciou que mais de 200 membros do Talibã, além de “terroristas aliados”, foram mortos durante operações no Afeganistão. A afirmação foi feita pelo tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, porta-voz das Forças Armadas do Paquistão, neste domingo (12/10).

O Serviço de Relações Públicas Inter-Serviços (ISPR) informou que pelo menos 21 instalações afegãs foram atingidas durante essa operação ao longo da fronteira. Os militares disseram que a ação foi uma resposta a ataques do Talibã e do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TPP), que opera a partir do Afeganistão.

O Talibã confirmou os ataques, alegando que a ofensiva foi uma retaliação a bombardeios que ocorreram em Cabul no dia 9 de outubro.

Talibã declara cessar-fogo

Após a escalada de conflitos, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmaram que 58 soldados paquistaneses foram mortos. Porém, o Paquistão contestou o número, confirmando a perda de 23 combatentes.

Mujahid ainda disse que as operações afegãs contra o Paquistão foram interrompidas após um cessar-fogo mediado pelo Catar e pela Arábia Saudita. Até agora, os dois países não confirmaram o acordo.

Desde que o Talibã assumiu o poder em 2021, as hostilidades entre Paquistão e Afeganistão se intensificaram. O governo paquistanês acusa o grupo islâmico de abrigar membros do TTP no Afeganistão, responsabilizados por diversas ações contra as forças paquistanesas ao longo da fronteira, supostamente com o apoio da Índia.

O cenário entre Paquistão e Afeganistão continua a ser tenso e, com os recentes acontecimentos, muitos se questionam sobre o futuro da região. O que você acha que pode acontecer a seguir? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Civil faz plantão na praia do Porto da Barra após proibição de colocação antecipada de kits praia

Porto da Barra tem nova lei que regula uso de kits de praia Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda...

Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos

Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, faleceu na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, aos 68 anos, em sua residência em Pleasanton, na...

Ana Castela diz se vai seguir carreira de atriz após novela na Globo

Ana Castela, rainha das paradas sertanejas, trocou os palcos pela televisão. Entre as participações especiais confirmadas em Coração Acelerado, a novela das sete...