CPMI do INSS ouve ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto

Publicado:

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouviu, nesta segunda-feira (13/10), o ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. O ministro Luiz Fux, do STF, garantiu a Stefanutto o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento.

O esquema de fraudes, revelado pelo Metrópoles em dezembro de 2023, causou prejuízos bilionários para aposentados e pensionistas.

Acompanhe:


A Farra do INSS

  • O escândalo foi denunciado pelo Metrópoles em uma série de reportagens desde dezembro de 2023. Três meses depois, o portal apontou um aumento considerável na arrecadação das entidades com desconto de mensalidades de aposentados, atingindo R$ 2 bilhões em um ano. Isso ocorreu enquanto milhares de processos por fraudes nas filiações de segurados estavam em andamento.
  • As matérias do Metrópoles levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e contribuíram para as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 reportagens foram utilizadas na representação que deu início à Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, resultando nas demissões de Stefanutto e do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Stefanutto foi presidente do INSS de 2023 a 2025, durante o período em que ocorreram as fraudes que desviaram recursos de aposentados e pensionistas. Ele foi demitido após a Operação Sem Desconto, na qual era um dos alvos.

O caso do INSS tem gerado intensos debates entre os moradores da região. O que você pensa sobre esse escândalo? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cavalo morre após ser atingido por carro na Avenida 29 de Março, em Salvador

Na noite deste domingo (12), um cavalo foi fatalmente atingido por um carro na Avenida 29 de Março, um dos principais eixos de...

Entidades encampam defesa de Barroso por uma mulher no STF e a baiana Manuellita Hermes está entre as mais cotadas

A recente declaração do ministro Luís Roberto Barroso sobre a necessidade de indicar uma mulher para sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)...