Hamas entrega corpos de quatro reféns mortos a Israel em meio a cessar-fogo mediado pelos EUA

O Hamas enviou na última segunda-feira (13) os corpos de quatro reféns israelenses que morreram enquanto estavam sob seu cativeiro em Gaza. A devolução aconteceu em um contexto de cessar-fogo, intermediado pelos Estados Unidos, que começou a valer na última sexta-feira. Segundo o Exército de Israel, a entrega dos corpos foi realizada pela Cruz Vermelha.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (Tzahal), os caixões que continham os corpos foram escoltados por militares e agentes do Shin Bet, o serviço de segurança interno de Israel, até o Centro Nacional de Medicina Forense, onde será feito o processo de identificação.

Atualmente, o Hamas ainda retém os restos de outros 24 reféns, que também devem ser entregues nas próximas fases do acordo. O Exército israelense afirmou que o Hamas deve cumprir o acordo e tomar todas as medidas necessárias para devolver todos os reféns mortos. Vale lembrar que, de acordo com autoridades israelenses, nem todos os corpos serão devolvidos de imediato. Se alguns não forem localizados, um organismo internacional estipulado no plano de paz dos EUA ajudará na busca.

O conflito teve início com um ataque do Hamas e grupos aliados em 7 de outubro de 2023, quando 251 pessoas foram sequestradas e mais de 1.200 vidas foram perdidas, a maioria civis, conforme dados da AFP. Em resposta, o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, relatou que 67.869 palestinos morreram devido à ofensiva militar de Israel. Como parte do cessar-fogo em vigor, Israel libertou 1.968 prisioneiros palestinos em troca dos 20 reféns vivos restantes que ainda estão na Faixa de Gaza.

Esse cenário gera diversas reflexões sobre as implicações do cessar-fogo e o futuro das negociações. Que tipo de consequências vocês acham que isso pode trazer para a região? Compartilhem suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS