Netanyahu diz estar “comprometido com a paz”, assim como Trump

Publicado:

Na segunda-feira, dia 13 de outubro, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reafirmou seu compromisso com a paz durante um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no parlamento israelense. Esta declaração surgiu após a libertação de reféns pelo grupo palestino Hamas, que foi um passo importante nas negociações que visam um cessar-fogo.

Netanyahu expressou gratidão pela intervenção de Trump no Oriente Médio e destacou a importância de sua presença nas negociações. Trump está na região para acompanhar a implementação do cessar-fogo que resultou na libertação de 20 reféns palestinos. Essa ação foi parte do primeiro estágio de um acordo maior, que prevê novas discussões sobre a paz depois de sua conclusão.


Contexto da situação

  • Trump chegou ao Oriente Médio para monitorar as negociações após o cessar-fogo com o Hamas.
  • O Hamas libertou 20 reféns, marcando um avanço nas negociações de paz.
  • Após esta fase inicial, os termos do pacto de paz serão discutidos.

Em seu discurso, Netanyahu afirmou que Trump será lembrado tanto na história de Israel quanto no cenário internacional. Ele declarou: “Senhor Presidente, o senhor está comprometido com essa paz, eu estou comprometido com essa paz, e juntos.” Para Netanyahu, Trump é o maior amigo de Israel que já esteve na Casa Branca.

O primeiro-ministro também se lembrou do discurso de Trump na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde o presidente dos EUA enfrentou críticas sobre o conflito em Gaza. Netanyahu reiterou que “ninguém deseja a paz mais do que o povo de Israel” e afirmou que está disposto a colaborar com todos que buscam a paz.

Este discurso ocorre em um contexto de intercâmbio de prisioneiros israelenses e palestinos, conforme acordado entre Israel e o Hamas. O clima de cooperação entre os líderes pode abrir caminho para futuros avanços nas negociações de paz na região.

O que você acha das declarações de Netanyahu e Trump? Acha que elas podem realmente levar a um processo de paz duradouro? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário Pablo Barrozo defende participação do Avante na chapa majoritária do governo em 2026

O secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, defendeu esta semana...

‘A Fazenda 17’: Suposta traição de Michelle Barros e Shia Phoenix agita o reality

A última dinâmica de *A Fazenda 17*, realizada no último domingo (12), gerou um burburinho entre os moradores do programa. Will Guimarães levantou...