TJ-BA realiza Semana de Sentenças e Baixas Processuais a partir desta segunda

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu início nesta segunda-feira, 13 de outubro, à segunda edição de 2025 da Semana de Sentenças e Baixas Processuais. O evento segue até sexta-feira, 17 de outubro, com o objetivo de acelerar a prestação jurisdicional e cumprir as Metas Nacionais de 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante esta semana, as unidades judiciárias vão se concentrar na publicação de sentenças e na finalização de processos. As prioridades são os casos que se enquadram nas Metas 2 e 4 do CNJ. Os magistrados e servidores receberão orientações para que esses processos possam ser julgados ainda nesta semana. A lista de processos prioritários está disponível no sistema EXAUDI, que gerencia o acervo processual do TJ-BA.

Para facilitar o trabalho, o atendimento ao público e a tramitação habitual dos prazos processuais estarão suspensos em todas as unidades judiciárias de Primeiro Grau, Juizados Especiais e Turmas Recursais. É importante ressaltar que essa suspensão não afeta audiências e sessões já marcadas, nem atividades consideradas emergenciais.

A Meta 2 envolve o julgamento de processos mais antigos. A diretriz estabelece que a Justiça estadual deve identificar e julgar, até 31 de dezembro de 2025, pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2021 no Primeiro Grau; 90% dos processos do Segundo Grau, e 95% dos processos dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do mesmo período. Além disso, 100% dos processos pendentes de julgamento há 15 anos ou mais precisam ser julgados.

A Meta 4 prioriza casos relacionados a crimes contra a Administração Pública, improbidade administrativa e ilícitos eleitorais. Até 31 de dezembro de 2025, é esperado que 65% das ações de improbidade administrativa e das ações penais por crimes contra a Administração Pública distribuídas até 31 de dezembro de 2021 sejam identificadas e julgadas, com foco em corrupção ativa e passiva, peculato e concussão. Além disso, todas as ações de improbidade administrativa distribuídas até 26 de outubro de 2021 devem ser julgadas até 26 de outubro de 2025.

O andamento deste evento é uma oportunidade importante para que os moradores da região acompanhem como os processos estão sendo priorizados. Se você tem opniões sobre o funcionamento da Justiça ou está acompanhando algum caso específico, compartilhe sua experiência nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF declara inconstitucional lei de Goiás que criou 96 cargos comissionados no Judiciário estadual

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que trechos de uma lei do estado de Goiás, que criava 96 cargos em...

Torcedores do Bahia vandalizam ônibus em Salvador e Semob repudia: “Serão responsabilizados em esfera criminal”

No último domingo (2), dois ônibus do sistema de transporte coletivo de Salvador foram vandalizados. O Centro de Controle Operacional indicou que os...

CPMI do INSS avalia pedir prisão de depoente por falso testemunho

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está no centro de uma investigação por...