Trump condiciona ajuda financeira dos EUA à Argentina ao resultado das eleições legislativas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a liberação de ajuda financeira à Argentina está atrelada ao resultado das eleições legislativas marcadas para 26 de outubro. O apoio será fundamental para o presidente Javier Milei avançar em suas reformas econômicas. Durante um encontro na Casa Branca, Trump elogiou o desempenho de Milei nas pesquisas, mas destacou que a continuidade da cooperação financeira depende da estabilidade política em Buenos Aires.

Trump afirmou: “Seus números nas pesquisas estão bastante bons, mas acho que ficarão ainda melhores depois disso”. Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram um pacote de ajuda de US$ 20 bilhões, aproximadamente R$ 110 bilhões, destinado a fortalecer as reservas da Argentina e conter a volatilidade cambial. Isso inclui a troca de moedas e a compra de pesos no mercado.

Entretanto, o presidente deixou claro que o apoio contínuo está condicionado à vitória de aliados de Milei nas eleições. “Nossas decisões estão sujeitas a quem vencer as eleições, porque se um socialista vencer, a sensação é muito diferente quanto a fazer o investimento”, acrescentou Trump durante um almoço de trabalho com Milei e sua equipe. Esse encontro reforça a crescente aproximação entre Washington e Buenos Aires, especialmente em tempos de crise econômica na Argentina.

O que você acha dessa estratégia de condicionamento de ajuda baseado nos resultados eleitorais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maiores protestos no Irã desde 2022 recebem apoio de Trump e já deixaram ao menos 500 mortos 

Os protestos no Irã, alimentados pela crise econômica, seguem ganhando destaque internacional. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA...

Papa diz que reza pela construção do ‘diálogo e da paz no Irã e na Síria’ para o bem comum da sociedade

Durante o Angelus deste domingo, 11 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV pediu diálogo e paz no Irã e na Síria,...

Crise no Irã: Entenda por que os iranianos estão indo às ruas em manifestações que já mataram cerca de 500 pessoas?

As manifestações no Irã se espalharam para 25 províncias das 31 do país, nas maiores desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa. Os...