Apple lança novo MacBook Pro com chip M5 e foco em IA

Publicado:

Apple logo

Tudo sobre Apple

A Apple revelou nesta quarta-feira (15) o novo MacBook Pro de 14 polegadas, agora equipado com o chip M5. Essa atualização promete dar um salto significativo em desempenho de inteligência artificial (IA), com uma performance até 3,5 vezes maior em tarefas específicas, gráficos até 1,6 vez mais rápidos e uma autonomia de até 24 horas de bateria.

O chip M5 traz uma CPU mais rápida e eficiente, além de uma GPU de 10 núcleos com um acelerador neural dedicado. Isso se traduz em acelerações em fluxos de trabalho que envolvem aprendizado de máquina, modelagem de dados e edição de vídeo. O novo modelo ainda estreia o macOS Tahoe, que apresenta melhorias na produtividade e integração com o iPhone.

macbook pro frente
MacBook Pro de 14 polegadas chega com o novo chip M5 e macOS Tahoe (Imagem: Apple / Divulgação)

Além do novo MacBook Pro, a Apple apresentou também os novos iPad Pro e Apple Vision Pro. O M5, segundo a empresa, é o “próximo grande salto em IA para o Mac”, com uma GPU que inclui um Neural Accelerator em cada núcleo. Isso resulta em um desempenho de IA até 3,5 vezes superior ao chip M4 e até 6 vezes melhor em relação ao M1.

O notebook facilita a execução de modelos de aprendizado de máquina, agilizando tarefas em aplicativos como Draw Things e LM Studio. O SSD também é duas vezes mais rápido em comparação à geração anterior e pode ser configurado com até 4 TB de armazenamento.

Apple M5 LM Studio 251015
LM Studio é usado para modelos de linguagem de grande escala (Imagem: Apple / Divulgação)

John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware da Apple, destacou que o MacBook Pro é o melhor notebook profissional do mundo. Ele afirmou que o M5 oferece um ganho significativo em desempenho gráfico e acelera tarefas exigentes para estudantes e profissionais.

Desempenho gráfico e processamento aprimorados

A CPU de 10 núcleos do M5 se destaca com um desempenho 20% superior em multitarefa em comparação com o M4. A GPU oferece gráficos até 1,6 vez mais rápidos em softwares profissionais e taxas de quadros para jogos semelhantes.

Os resultados são impressionantes, com a renderização 3D no Blender até 6,8 vezes mais rápida comparado ao modelo com chip M1, e a otimização de vídeo no Topaz Video até 7,7 vezes mais veloz.

Comparação com Macs anteriores

Para usuários de modelos com processador Intel ou chip M1, o M5 promete um desempenho de IA até 86 vezes maior que Macs com Intel e 6 vezes melhor que com M1. A autonomia também se destacou, com até 14 horas a mais em relação aos modelos Intel e 4 horas a mais em comparação ao M1, permitindo quase 24 horas de uso contínuo.

O dispositivo mantém o mesmo desempenho tanto conectado à tomada quanto na bateria e oferece recarga rápida de 50% em 30 minutos com adaptador de 96 W ou superior.

Recursos e design

O novo MacBook Pro possui a tela Liquid Retina XDR, que brilha com até 1.600 nits em HDR e ainda oferece uma opção de vidro nano-texture. Outras características incluem uma câmera Center Stage de 12 MP, microfones com qualidade de estúdio e um sistema de som com seis alto-falantes, compatível com Áudio Espacial.

macbook pro liquid retina tela
O novo MacBook Pro mantém a tela Liquid Retina XDR, que se destaca pelo seu brilho (Imagem: Apple / Divulgação)

O modelo também possui mais largura de banda de memória, com 150 GB/s, e duas portas Thunderbolt. Além disso, o acabamento na cor preto-espacial ganhou um tratamento anodizado especial.

macOS Tahoe e Apple Intelligence

O novo macOS Tahoe apresenta um visual renovado e recursos avançados de produtividade. O Spotlight ficou mais inteligente, permitindo ações diretas a partir da busca. O app Telefone agora possibilita o acesso a chamadas e mensagens recentes pelo Mac.

A Apple Intelligence, em fase beta, é integrada ao sistema com foco em privacidade. Ela inclui a Tradução ao Vivo, que traduz texto e áudio em tempo real em aplicativos como Mensagens, FaceTime e Telefone. Esse recurso é oferecido com suporte ao português (Brasil) e a outros oito idiomas.

macbook pro macos tahoe apple intelligence
Notebook da Apple estreia com novo sistema operacional e recursos do Apple Intelligence (Imagem: Apple / Divulgação)

Sustentabilidade e produção

O novo MacBook Pro é fabricado com 45% de materiais reciclados, incluindo 100% de alumínio em sua estrutura e 100% de cobalto reciclado na bateria. A montagem do dispositivo é realizada com energia renovável e ele é enviado em embalagens recicláveis, alinhando-se ao plano Apple 2030, que tem como meta neutralizar as emissões de carbono até o final da década.

Preço e disponibilidade

A pré-venda do MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 iniciou nesta quarta-feira (15) em 30 países, incluindo os Estados Unidos. As entregas começam em 22 de outubro.

No Brasil, o preço inicial é de R$ 19.999, ou R$ 18.799 com desconto para educação, nas cores preto-espacial e prateado. Entretanto, a Apple ainda não divulgou detalhes sobre a data de disponibilização ou início da pré-venda no país, indicando apenas que informações poder ser conferidas “em breve”.

O que você achou do novo MacBook Pro? Estou curioso para saber sua opinião sobre as inovações e se você considera uma boa atualização. Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Google rejeitou denúncias contra vídeos de Israel em Gaza, diz jornal

Tudo sobre Google Um e-mail interno do Google revelou que a empresa decidiu manter anúncios do governo de...

O “primo” do Diabo-da-Tâsmania brilha no escuro e também vive na Austrália

Em uma expedição noturna nas florestas da Tasmânia, o fotógrafo australiano Ben Alldridge fez história ao capturar a primeira imagem conhecida de um...

Santos x Corinthians: onde assistir, horário e escalações do jogo do Brasileirão

Santos e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, em um jogo decisivo da 28ª rodada do Brasileirão 2025. A partida...