A venezuelana María Corina Machado, vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2025, fez um apelo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ajudar a pacificar a Venezuela. Em uma entrevista à CNN, ela afirmou que Nicolás Maduro “iniciou uma guerra” no país e que é urgente a intervenção para proteger vidas.
“(Maduro) iniciou essa guerra, e precisamos da ajuda do presidente dos Estados Unidos para pará-la, porque isso envolve vidas humanas”, destacou a líder da oposição.
Corina alegou que Maduro declarou “guerra ao povo venezuelano” após as eleições de 2024, onde o opositor Edmundo González teria vencido por uma margem significativa. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto Gonzalez ficou com 44,2%.
A Nobel da Paz também acusou Maduro de financiar seu governo com recursos do tráfico. “Ele comanda o negócio de cocaína do Palácio de Miraflores”, afirmou. Ela disse que os recursos que Maduro recebe vêm do tráfico de drogas, ouro e armas, e até tráfico humano. Segundo ela, esses fluxos são usados para repressão e expansão das atividades criminosas.
Quando questionada sobre dedicar seu prêmio a Trump, Corina justificou que essa era uma decisão justa. “Finalmente, temos uma liderança para lidar com essa situação trágica na Venezuela. É absolutamente justo dedicar o prêmio ao presidente Trump. Maduro tornou a Venezuela uma ameaça real à segurança nacional dos Estados Unidos e ao hemisfério”, finalizou.
E você, o que pensa sobre esse pedido de ajuda? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments