Vinicius Schmidt/Metropoles

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 15 de outubro, a suspensão de uma ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). A proposta foi apresentada pelo Partido Liberal (PL).
O relatório foi aprovado com um placar de 268 a 167, além de quatro abstenções.
Em março de 2023, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) protocolou uma queixa-crime contra Gustavo Gayer por calúnia, difamação e injúria. O motivo foi um vídeo em que Gayer ofendeu o senador, chamando-o de “vagabundo” e criticando seu apoio à reeleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), alegando troca de favores.
Veja como cada deputado votou:
O relator do pedido de revogação, Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), afirmou que a ofensa de Gayer se enquadra mais como uma crítica política, sugerindo que, no máximo, haveria indícios de injúria. A seu ver, a queixa por calúnia e difamação deveria ser rejeitada. No entanto, reconheceu que a injúria requer uma análise sobre a proteção da inviolabilidade parlamentar.
E aí, o que você acha dessas situações envolvendo políticos? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas ideias!
Facebook Comments