Governo mobiliza sua base aliada e consegue evitar convocação do irmão do presidente Lula na CPMI do INSS

Publicado:

Na última quinta-feira (16), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS rejeitou a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, por 19 votos a 11. Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), é um alvo significativo da oposição na comissão.

A CPMI está investigando um esquema de fraudes e descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Recentemente, o STF bloqueou R$ 390 milhões em bens do Sindnapi, que supostamente foram arrecadados de forma ilegal, sem a autorização dos segurados entre 2021 e 2025.

A possibilidade de um depoimento de Frei Chico surgiu após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que ocorreu na semana passada, com ações focadas no sindicato. A operação investiga se o Sindnapi utilizou empresas de fachada e dirigentes para lavar dinheiro desviado de aposentados.

Parlamentares aliados ao governo afirmaram que não há relação entre o cargo de Frei Chico e as investigações sobre desvios ligados ao INSS. Essa mobilização da base aliada foi essencial para evitar sua convocação. Além disso, a CPMI rejeitou a quebra de sigilos bancários do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordena as ações do governo na comissão, comentou: “Ele não foi citado em investigações da CGU ou da Polícia Federal. Não há nada que o envolva nas irregularidades que estão sendo apuradas por essas instituições ou pela CPMI em relação a esse sindicato”.
 

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com nome de Margareth Costa, TST define lista tríplice feminina para vaga de ministra

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu nesta terça-feira (11) a lista tríplice para a vaga deixada pela aposentadoria do ministro...

PGR pede condenação de militares ‘kids pretos’ e diz que autoridades ficaram na mira de medidas letais

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de um policial federal e nove militares, que fazem...