A redução da pressão noturna na Região Metropolitana de São Paulo gerou uma economia de 4,9 bilhões de litros de água entre os dias 8 e 14 de outubro, de acordo com a Sabesp. Essa quantidade é equivalente ao consumo mensal de 860 mil pessoas ou ao que a cidade de Santos consome em dois meses. Desde o início da medida, em 27 de agosto, já foram poupados mais de 22 bilhões de litros, suficiente para abastecer São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema por um mês.
A iniciativa foi determinada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e ocorre à noite, quando o consumo é menor. O objetivo é preservar os mananciais que abastecem a região, especialmente em um período de estiagem severa, o mais intenso dos últimos dez anos.
Inicialmente, a redução da pressão era aplicada das 21h às 5h. No entanto, a partir de 22 de setembro, esse período foi ampliado, passando a ocorrer das 19h às 5h.
A Sabesp garante que imóveis com caixa d’água dimensionada corretamente não devem sentir os efeitos da medida. A empresa também destaca a importância do uso consciente da água por todos os moradores.
O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir sobre a economia de água na nossa cidade!
Facebook Comments