Os escoteiros dos Estados Unidos estão se atualizando e poderão conquistar dois novos distintivos de mérito focados em tecnologia: um sobre inteligência artificial e outro sobre segurança cibernética. Esses novos reconhecimentos se juntam a um total de 138 medalhas da Scouting America, que reúne mais de 1 milhão de jovens e 628.000 voluntários pelo país.

Segundo a organização, “Os jovens já usam IA e enfrentam riscos online todos os dias. Esses novos emblemas ajudarão a entender como essa tecnologia funciona e como se manter seguros online”. Os distintivos também visam estimular a exploração de novos interesses e possíveis carreiras.

O distintivo de inteligência artificial se concentra em práticas que incentivam os escoteiros a usar tecnologia de forma responsável. Já o de segurança cibernética ensina habilidades práticas para garantir a segurança online e hábitos digitais seguros.

medalhas escoteiros
Alguns exemplos das 138 medalhas de escoteiros nos EUA (Imagem: Scouts BSA)

O que ensina o Distintivo de Mérito da IA?

  • Noções básicas e história da IA, incluindo diferentes tipos e aplicações no dia a dia;
  • Ética e impacto, abordando privacidade de dados e o efeito da IA no emprego;
  • Opções de carreira na área de IA e áreas correlatas.
IA-medalha
Atividades são voltadas para jovens entre 5 e 21 anos (Imagem: Scouts BSA)

Já o Distintivo de Mérito em Cibersegurança inclui…

  • Identificação de ameaças cibernéticas, como vírus e e-mails fraudulentos;
  • Desenvolvimento de habilidades práticas, como criação de senhas fortes;
  • Compreensão sobre segurança online, riscos de informações pessoais e cyberbullying;
  • Exploração de carreiras na área de segurança cibernética.
seguranca cibernetica
Programas são operados por organizações locais com a ajuda de voluntários (Imagem: Scouts BSA)

Os programas são organizados por grupos de idade: o Lobinho Escoteiro atende crianças do jardim de infância até a 5ª série, enquanto o Escoteiro BSA é aberto para alunos do 6º ao 12º ano. O Venturing e o Sea Scouting são disponíveis para jovens de 14 a 20 anos. Além disso, a Scouting America oferece iniciativas de exploração de carreiras para jovens de 10 a 20 anos.

As atividades tradicionais são coordenadas por instituições locais, como igrejas e associações cívicas, sempre com o suporte de voluntários. O novo programa inclui também o lançamento do chatbot de IA Scoutly, que responde perguntas sobre Escotismo de forma segura e adequada para crianças.

Agora que você conhece essas inovações, como você vê a integração de tecnologia nas atividades dos escoteiros? Deixe sua opinião nos comentários!