Hamas pede que mediadores garantam cumprimento do acordo de cessar-fogo em Gaza

Publicado:

O grupo terrorista Hamas fez um apelo aos mediadores do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Em um comunicado, eles solicitaram que esses mediadores assegurem que Israel cumpra as obrigações do acordo, principalmente no que diz respeito à entrega de ajuda humanitária e necessidades básicas da população local.

Entre os pontos destacados estão a necessidade de abrir a passagem de Rafah em ambas as direções e a urgência na reconstrução da região. O Hamas também enfatizou a importância de criar imediatamente um “Comitê de Apoio Comunitário”. Este comitê, formado por 15 tecnocratas independentes, terá o objetivo de administrar a Faixa de Gaza após o conflito. Além de permitir a administração, o grupo busca garantir a retirada das forças israelenses dos locais previamente acordados.

Recentemente, o governo da Faixa de Gaza informou que 480 caminhões com ajuda humanitária entraram na região. No entanto, eles alertaram que essas quantidades são muito limitadas e não atendem às necessidades mínimas da população. Para isso, a região requer pelo menos 600 caminhões de ajuda, em fluxo contínuo e em volume maior.

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) anunciou que, até o dia 15, 190.000 toneladas de ajuda foram aprovadas pelas autoridades israelenses para entrar em Gaza. Contudo, os moradores ainda estão no aguardo da abertura da passagem de Rafah, essencial para a passagem de pessoas. A imprensa local informa que essa abertura está sendo adiada devido à demora do Hamas em entregar os corpos de reféns desaparecidos.

A situação em Gaza continua crítica, e a pressão sobre os mediadores para que garantam a implementação efetiva do cessar-fogo aumenta. O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China remove dois aplicativos de namoro para pessoas LGBTQIA+

As autoridades chinesas decidiram retirar da loja de aplicativos os populares aplicativos de relacionamento LGBTQIA+, Blued e Finka. A Apple confirmou a remoção...

EUA matam 6 pessoas em dois novos ataques a embarcações no Pacífico

Nos últimos ataques do governo Trump contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Pacífico, seis pessoas perderam a vida. O anúncio foi...

Trump concede indultos a envolvidos em tentativa de anular eleições de 2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou indultos a vários aliados que foram acusados de tentarem reverter os resultados das eleições de...