O projeto de construção de um aeroporto regional para os territórios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá **ganhou um novo rumo**. Após um encontro com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de **Jequié**, Zé Cocá, revelou que o município de **Itiruçu** se tornou a principal alternativa para a construção do aeroporto.
Historicamente, Zé Cocá, que também foi presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), defendia o Entroncamento de Jaguaquara como a área mais estratégica. Porém, segundo ele, a mudança de direcionamento aconteceu após a apresentação de estudos técnicos, que mostraram a viabilidade de terrenos em Itiruçu.
“A agenda com o governador foi muito importante. Discutimos não só pautas de Jequié, mas também questões regionais, como o aeroporto. Agora, os terrenos em Itiruçu fazem sentido e foram encontrados dois terrenos viáveis na região”, justificou Cocá após a conversa com o governador.
Os terrenos identificados ficam entre Itiruçu e o Entroncamento de Jaguaquara, às margens da BA-250. As conversas com Jerônimo Rodrigues estão avançando para a etapa de desapropriação da área, com o objetivo de acelerar o processo para captar recursos federais necessários para o projeto.
“O governo já está falando sobre a desapropriação para que possamos ir a Brasília buscar esse recurso o mais rápido possível. Eu ressaltei ao governador que essa é uma das pautas mais necessárias da região”, acrescentou o prefeito.
O encontro entre Zé Cocá e o governador ocorreu na última terça-feira na Governadoria. O prefeito fez a declaração ao participar da reinauguração da nova sede da Companhia Independente de Polícia Militar de Maracás.
E aí, o que você acha dessa mudança no plano do aeroporto? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments