Irã anuncia fim das restrições nucleares com expiração de acordo de 2015

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste sábado, 18 de outubro de 2025, o Irã declarou que não está mais sujeito a limitações em seu programa nuclear. Essa mudança ocorre após a expiração do acordo nuclear de 2015, que havia estipulado restrições ao programa atômico do país em troca da suspensão de sanções internacionais. O Ministério das Relações Exteriores do Irã ressaltou, no entanto, seu compromisso com a diplomacia.

O acordo, assinado entre o Irã e potências mundiais, permitiu que Teerã desenvolvesse seu programa nuclear sob vigilância internacional. Desde que os Estados Unidos abandonaram o pacto em 2018, o Irã começou a expandir seu programa, chegando a enriquecer urânio a 60%, muito acima do que era permitido. A data limite de 18 de outubro de 2025, que marcava a expiração do acordo, foi amplamente debatida e questionada por vários países.

No final de setembro, as sanções anteriores, que proibiam o enriquecimento de urânio e as atividades balísticas do Irã, foram restabelecidas. Essa ação foi impulsionada por França, Alemanha e Reino Unido, que alegaram que Teerã não cumpriu suas obrigações. Apesar disso, o Irã insistiu que o programa nuclear deve ser tratado como qualquer programa de países signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) que não possuem armas nucleares.

O governo iraniano criticou o que chamou de “abuso” das potências europeias, afirmando que isso não altera as disposições legais estabelecidas na resolução da ONU de 2015. O Irã se posicionou firmemente, ressaltando sua disposição em continuar com a diplomacia, mas exigindo que seu programa nuclear não seja mais um tema de discussão no Conselho de Segurança da ONU.

O futuro das relações nucleares do Irã com o Ocidente agora está em uma fase incerta. E as reações a essa nova fase estão apenas começando a repercutir. O que você acha sobre essa decisão do Irã? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Cary-Hiroyuki Tagawa, veterano de Mortal Kombat, aos 75 anos

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator americano de origem japonesa conhecido por interpretar Shang Tsung na franquia Mortal Kombat, faleceu nesta quinta-feira, aos 75 anos. A...

Ranking aponta as melhores universidades da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) continua no topo da América Latina, segundo o Latin America University Ranking divulgado pela Times Higher Education....

Putin classifica conversas com EUA sobre Ucrânia como ‘úteis’, mas ressalta ‘trabalho difícil’

Putin afirmou que as conversas de cinco horas com enviados dos Estados Unidos sobre o fim da guerra na Ucrânia foram necessárias e...