“Não vamos negar aos nossos filhos o direito à vacina”, diz Padilha

Publicado:

Logo Agência Brasil

No seu pronunciamento na TV e rádio, realizado na última sexta-feira (17), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância do dia D da vacinação, que acontece neste sábado (18), das 8h às 17h. O objetivo é imunizar crianças e adolescentes até 15 anos.

Padilha fez um apelo importante: “Não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram”. Ele reforçou que estarão disponíveis mais de 16 tipos de vacinas para o público jovem. “É dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para o Brasil voltar a ser campeão mundial em vacinação”, destacou.

Caderneta Digital de Saúde

As famílias podem verificar a situação vacinal de seus filhos pelo aplicativo Meu SUS Digital. Com essa ferramenta, é possível checar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.

A campanha de vacinação segue até o fim de outubro e inclui todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Combate à Desinformação

O ministro lembrou que a vacina é gratuita em todo o país e que o Brasil está livre de paralisia infantil, tétano neonatal, rubéola e sarampo graças às campanhas de imunização.

“Enquanto outros países estão vendo o sarampo voltar, o Brasil voltou a ser reconhecido em 2024 como o país livre da doença”, afirmou.

Após uma queda de seis anos na taxa de imunização, o governo tem trabalhado para combater a desinformação. Padilha mencionou a criação da caderneta digital de saúde, que já fornece informações sobre vacinação a mais de 1,8 milhão de famílias.

Um estudo revelou que o Brasil lidera a desinformação sobre vacinas na América Latina, concentrando 40% do material do tipo nas redes sociais, especialmente no Telegram. O estudo analisou 81 milhões de mensagens em comunidades de teorias de conspiração entre 2016 e 2025.

A campanha deste ano tem como estrela a apresentadora Xuxa Meneghel, conhecida como a rainha dos baixinhos. Com ela, Zé Gotinha reforça a mensagem para as crianças e seus responsáveis.

Outubro Rosa

Além da vacinação, Padilha também destacou a campanha Outubro Rosa. Ele lembrou aos pais que, ao levar seus filhos para vacinar, não devem esquecer de cuidar de si mesmos. O ministério ampliou o acesso à mamografia, garantindo o exame para mulheres de 40 a 74 anos.

E você, o que acha dessa campanha? Já pensou em levar suas crianças para se vacinar? Deixe seus comentários e opiniões. Vamos conversar sobre isso!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará um passo importante na ampliação da produção de insumos e kits diagnósticos para o Sistema Único de...

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e...

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...