Estudo indica em quais partes do corpo o HIV se esconde

Publicado:

Pesquisadores da Western University e da University of Calgary, no Canadá, publicaram um estudo que esclarece a persistência do HIV no organismo, mesmo sob terapia antirretroviral. A pesquisa indica que o vírus não se integra aleatoriamente no DNA das células infectadas, mas escolhe locais específicos em diferentes tecidos, como sangue, cérebro e trato digestivo.

No cérebro, por exemplo, o HIV tende a se acomodar em regiões do DNA que permanecem “silenciosas”. Isso permite que as células infectadas funcionem quase normalmente e não chamem a atenção do sistema imunológico. Essa estratégia é uma das razões pelas quais o vírus pode ressurgir caso o tratamento seja interrompido.

Os pesquisadores também afirmam que os tecidos do corpo não são meros “reservatórios”, mas ambientes com características únicas que moldam como o HIV persiste. Fatores como a imunidade local, a atividade genética e o metabolismo influenciam essa sobrevivência viral.

Do ponto de vista terapêutico, essa descoberta abre portas para novas estratégias no combate ao HIV. Em vez de focar exclusivamente na redução da carga viral no sangue, os cientistas agora buscam maneiras de atingir esses esconderijos específicos com medicamentos que possam alcançar áreas como o sistema nervoso central e o trato gastrointestinal.

Além disso, a pesquisa pode auxiliar no desenvolvimento de tratamentos que ativem as células latentes do HIV, expondo o vírus ao sistema imunológico ou a novos remédios, além de eliminar ou silenciar os locais em que ele se resguarda por longos períodos.

Embora este estudo não traga uma solução completa para a cura do HIV, ele reforça que o combate ao vírus vai além da redução da carga viral. É preciso entender e desbloquear os esconderijos internos nos tecidos do corpo para avançar nessa batalha.

O que você pensa sobre essas novas descobertas? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motta defende aumento do etanol na gasolina de 30% para 35%

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), propôs, nesta segunda-feira (20/10), aumentar de 30% para 35% o percentual de etanol na...

F1: Hamilton atinge 5 mil pontos na carreira e quebra recorde inédito

Lewis Hamilton voltou a fazer história na Fórmula 1. No último domingo, o piloto britânico, que agora corre pela Ferrari, se tornou o...

Real Madrid: Endrick se irrita ao não entrar em jogo e chuta garrafa

O atacante Endrick não escondeu sua irritação ao não ser escalado para o jogo do Real Madrid contra o Getafe, em que a...