O último trunfo de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No cenário político atual, ainda há quem acredite na possibilidade de uma volta de Bolsonaro ao poder nas eleições gerais do próximo ano. Isso vem sendo alimentado por ele e por alguns de seus filhos, além de uma parte radical de seus apoiadores.

Com 349 dias até as urnas, muitos pensam que esse tempo pode ser aproveitado. Um problema de saúde que leve Lula a renunciar ao quarto mandato ou uma crise econômica são fatores que eles acreditam que poderiam fortalecer a posição de Bolsonaro.

Outra possibilidade evocada é a aprovação de uma anistia ampla para os golpistas de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023. Isso poderia aumentar a influência da família Bolsonaro na negociação de alianças, uma vez que o ex-presidente poderia afirmar que deseja ser o candidato novamente. Não foi isso que Lula fez enquanto estava preso?

Se a Justiça rejeitar o registro de sua candidatura, Bolsonaro pode negociar seu apoio ao candidato da direita que estiver liderando as pesquisas. Existe até a chance de ele colocar Michelle ou Flávio como vice.

Por que, então, apressar-se? Ao contrário de Tarcísio de Freitas, que deve decidir em breve se disputará contra Lula, Bolsonaro acredita que a pressão não é necessária. Tarcísio, para se posicionar, precisa deixar a governadoria de São Paulo até abril.

Dentre os nomes identificados pela direita, Tarcísio é o único que pode se reeleger e isso ocorrerá somente se contar com o apoio de Bolsonaro e a neutralidade do seu filho Eduardo, embaixador junto a Donald Trump.

Governadores como Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Júnior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais) estão em seus mandatos pela segunda vez. Se optarem por não concorrer à Presidência, poderão futuramente se candidatar ao Senado ou à Câmara.

A calmaria pode ser o maior trunfo de Bolsonaro, a ser utilizado no momento certo.

E você, o que acha dessa estratégia de Bolsonaro? Acha que ele realmente pode voltar ao jogo? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF arquiva pedido para investigar conduta de Bolsonaro na pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou um pedido para investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de integrantes de sua família por supostos crimes...

VÍDEO: Jornalista da Rede Bahia é agredido por policial durante encerramento do programa

O repórter Vanderson Nascimento, da TV Bahia, foi protagonista de um incidente com a Polícia Militar durante o encerramento do telejornal Bahia Meio Dia,...

Servidora nega acusação de vazar dados da Receita: “Reputação ilibada”

A defesa da servidora da Receita Federal Ruth Machado dos Santos se manifestou, na noite desta quarta-feira (18/2), sobre as acusações de ter vazado...