Líderes europeus e Zelensky expressam ‘forte apoio’ a postura de Trump para paz na Ucrânia

Publicado:

Na terça-feira (21), líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram e reafirmaram seu desejo por uma paz “justa e duradoura” na Ucrânia. Eles expressaram forte apoio à posição do presidente dos EUA, Donald Trump, que defende um fim imediato aos combates no conflito com a Rússia. Isso foi destacado em uma declaração conjunta.

O documento sugere que a atual linha de contato deve ser o ponto de partida para as negociações de um cessar-fogo. “Continuamos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”, afirmam os líderes, ressaltando que o presidente russo, Vladimir Putin, “continua a escolher a violência e a destruição”.

Os líderes também enfatizaram que a Ucrânia deve se posicionar da forma mais forte possível antes, durante e após qualquer cessar-fogo. Além disso, mencionaram a importância de intensificar a pressão sobre a economia russa e sua indústria de defesa “até que Putin esteja pronto para fazer a paz”.

Eles anunciaram que estão desenvolvendo medidas para utilizar os ativos soberanos da Rússia, atualmente congelados, para garantir que a Ucrânia tenha os recursos necessários. Uma nova reunião do Conselho Europeu está programada para esta semana, onde discutirão os próximos passos para fortalecer ainda mais o apoio à Ucrânia.

O que você acha dessa situação? Está otimista em relação a um possível acordo de paz? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paquistão culpa militantes apoiados pela Índia por atentado em Islamabad

Um ataque suicida em Islamabad resultou na morte de 12 pessoas, e o Paquistão não hesitou em culpar militantes apoiados pela Índia. O...

Cobre, Pinochet, imigração: veja cinco coisas sobre o Chile antes das eleições

No próximo domingo, 16 de novembro, os moradores do Chile vão às urnas para eleger o sucessor do presidente de esquerda Gabriel Boric....

BBC deve ‘lutar’ por seu jornalismo, diz diretor demissionário ante ameaça de Trump

Tim Davie, diretor da BBC, pediu demissão no último domingo após Donald Trump ameaçar processar a emissora britânica por difamação. A polêmica surgiu...