Na terça-feira (21), líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram e reafirmaram seu desejo por uma paz “justa e duradoura” na Ucrânia. Eles expressaram forte apoio à posição do presidente dos EUA, Donald Trump, que defende um fim imediato aos combates no conflito com a Rússia. Isso foi destacado em uma declaração conjunta.
O documento sugere que a atual linha de contato deve ser o ponto de partida para as negociações de um cessar-fogo. “Continuamos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”, afirmam os líderes, ressaltando que o presidente russo, Vladimir Putin, “continua a escolher a violência e a destruição”.
Os líderes também enfatizaram que a Ucrânia deve se posicionar da forma mais forte possível antes, durante e após qualquer cessar-fogo. Além disso, mencionaram a importância de intensificar a pressão sobre a economia russa e sua indústria de defesa “até que Putin esteja pronto para fazer a paz”.
Eles anunciaram que estão desenvolvendo medidas para utilizar os ativos soberanos da Rússia, atualmente congelados, para garantir que a Ucrânia tenha os recursos necessários. Uma nova reunião do Conselho Europeu está programada para esta semana, onde discutirão os próximos passos para fortalecer ainda mais o apoio à Ucrânia.
O que você acha dessa situação? Está otimista em relação a um possível acordo de paz? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments