O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta terça-feira (21/10), Sanae Takaichi pela sua eleição como a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Japão. A felicitação foi feita por meio de um post nas redes sociais.
“Felicito a Sanae Takaichi por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros, e temos muitas oportunidades para estreitar nosso relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025”, escreveu Lula.
Felicito a @takaichi_sanae por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros com muitas oportunidades para estreitar o relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025.
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2025
A nova primeira-ministra, de 64 anos, derrotou Shinjiro Koizumi no segundo turno das eleições internas do Partido Liberal Democrata (PLD), em Tóquio. Takaichi se inspira na ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, buscando um Japão “forte e próspero”.
Ela também mantém uma conexão ideológica com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que foi assassinado em 2022, e compartilha de suas visões sobre a história do Japão, o que pode gerar tensões com os países vizinhos.
Neste ano, Lula visitou o Japão com o objetivo de fortalecer laços econômicos e comerciais. Durante sua viagem, ele se reuniu com o imperador Naruhito e líderes de setores como agronegócio, energia e siderurgia.
Na ocasião, Lula e o então primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, assinaram 10 acordos e 80 instrumentos de cooperação entre as duas nações. Atualmente, o comércio entre Japão e Brasil gira em torno de US$ 11 bilhões, e Lula espera ultrapassar a marca de US$ 17 bilhões alcançada em 2011, ampliando as trocas comerciais e investimentos.
O que você acha da nova primeira-ministra do Japão e de seu impacto nas relações internacionais? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments