Relator inclui todos os aplicativos em projeto de regulamentação de plataformas e exclui OnlyFans

Publicado:

O deputado federal Augusto Coutinho, do Republicanos-PE, anunciou na última segunda-feira que o projeto de regulamentação de plataformas digitais abrangerá todos os aplicativos de intermediação de serviços, exceto a intermediação de acompanhantes. “Vamos incluir todas as plataformas de intermediação. Só o OnlyFans não dá para a gente entrar nesse mérito”, comentou o parlamentar com bom humor.

A proposta busca criar regras de proteção social para trabalhadores autônomos que utilizam aplicativos como Rappi, 99 e Mercado Livre. Segundo informações do jornal O Globo, o texto final deverá ser apresentado até o final de novembro de 2025, com possibilidade de votação na comissão ainda nesse mês e na Câmara em dezembro.

O projeto será estruturado em capítulos, começando pelos setores mais organizados, como transporte e entrega, antes de abordar outros modelos de negócios. A elaboração do texto está sendo realizada em Brasília, com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta, também do Republicanos.

Entre as propostas estão a criação de um seguro de acidentes financiado pelas empresas e uma opção de previdência, baseando-se em sugestões da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). Coutinho afirmou que deseja algo acessível, que não sobrecarregue os trabalhadores. “Pode ser opcional, estamos estudando alternativas”, disse.

O critério para inclusão das plataformas na regulamentação será o nível de influência das empresas na definição de preços e na rotina de trabalho. “Vamos focar nas plataformas que têm controle das atividades, onde existe trabalho diário, mesmo que autônomo”, afirmou o deputado.

Coutinho pretende incorporar elementos do projeto enviado pelo governo em 2024, que, segundo ele, “foi contaminado” pelo ambiente eleitoral. Um dos pontos debatidos inclui o percentual de cobrança, que, segundo ele, “tinha coisas boas”. A proposta oferece um percentual de 30%, mas ainda está sob discussão.

O que você acha dessa proposta? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão importante para o futuro dos trabalhadores autônomos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente de carro no Rodoanel: testemunha conta o que viu no hospital

Um grave acidente em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, resultou na morte de quatro pessoas e deixou uma...

Jovem é executado com vários tiros ao lado de moto em estrada na divisa da Bahia com Minas

Na tarde deste sábado (8), um homem de 25 anos foi assassinado em uma estrada rural perto do município de Umburatiba, Minas Gerais....

Explosão de carro perto do Forte Vermelho deixa ao menos oito mortos em Nova Délhi, na Índia

Uma explosão em um carro em movimento, próximo ao famoso Forte Vermelho em Nova Délhi, resultou em pelo menos oito mortes e 20...