Tribunal da Nigéria ordena celebridades do TikTok a se casarem após vídeo ‘indecente’

Publicado:

Um tribunal na cidade de Kano, no norte da Nigéria, determinou que a polícia islâmica do local oficialize o casamento de duas celebridades do TikTok. Isso ocorreu após a divulgação de um vídeo que foi considerado “indecente” pela sociedade conservadora muçulmana da região. O casal, que possui nanismo, foi flagrado se beijando e se abraçando em suas postagens.

Na última segunda-feira, um juiz ordenou à Hisbah, a polícia que aplica a sharia (lei islâmica), que celebrasse a união de Idris Mai Wushirya e Basira Yar Guda em até 60 dias. “O tribunal decidiu que o casal deve se casar, pois estão tão apaixonados que demonstram seu amor no TikTok”, afirmou Baba-Jibo Ibrahim, porta-voz judicial do estado de Kano.

Idris já havia enfrentado problemas com as autoridades por conta de vídeos anteriores também considerados impróprios. Ele chegou a ser detido provisoriamente. Um responsável da Hisbah confirmou a ordem judicial e informou que os preparativos para o casamento já estão em andamento. “Nosso objetivo é realizar a união antes do prazo de 60 dias”, disse Abba Sufi, diretor-geral da Hisbah, acrescentando que os noivos deram seu consentimento.

Os pais de Idris foram convocados e já deram seu “consentimento explícito” para o casamento. A polícia islâmica agora procura entrar em contato com a família de Basira, que reside a mais de 300 quilômetros de Kano, no estado de Zamfara. Vale lembrar que Kano é um dos doze estados nigerianos com maioria muçulmana onde a sharia coexiste com o direito comum.

Essa decisão levanta questões sobre a liberdade de expressão e os limites da cultura em um contexto digital moderno. O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colômbia recua e manterá cooperação em inteligência com EUA

A Colômbia decidiu manter sua cooperação em inteligência com os Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) pelo ministro do Interior,...

A ‘dor permanece’, diz Macron 10 anos após os atentados de Paris

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a França se lembrou das 132 vítimas dos atentados que abalaram Paris há uma década. O presidente Emmanuel...

Porta-aviões se junta à operação dos EUA contra o tráfico de drogas na América Latina

Nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, foi incorporado à operação dos Estados Unidos...