Tribunal da Nigéria ordena celebridades do TikTok a se casarem após vídeo ‘indecente’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um tribunal na cidade de Kano, no norte da Nigéria, determinou que a polícia islâmica do local oficialize o casamento de duas celebridades do TikTok. Isso ocorreu após a divulgação de um vídeo que foi considerado “indecente” pela sociedade conservadora muçulmana da região. O casal, que possui nanismo, foi flagrado se beijando e se abraçando em suas postagens.

Na última segunda-feira, um juiz ordenou à Hisbah, a polícia que aplica a sharia (lei islâmica), que celebrasse a união de Idris Mai Wushirya e Basira Yar Guda em até 60 dias. “O tribunal decidiu que o casal deve se casar, pois estão tão apaixonados que demonstram seu amor no TikTok”, afirmou Baba-Jibo Ibrahim, porta-voz judicial do estado de Kano.

Idris já havia enfrentado problemas com as autoridades por conta de vídeos anteriores também considerados impróprios. Ele chegou a ser detido provisoriamente. Um responsável da Hisbah confirmou a ordem judicial e informou que os preparativos para o casamento já estão em andamento. “Nosso objetivo é realizar a união antes do prazo de 60 dias”, disse Abba Sufi, diretor-geral da Hisbah, acrescentando que os noivos deram seu consentimento.

Os pais de Idris foram convocados e já deram seu “consentimento explícito” para o casamento. A polícia islâmica agora procura entrar em contato com a família de Basira, que reside a mais de 300 quilômetros de Kano, no estado de Zamfara. Vale lembrar que Kano é um dos doze estados nigerianos com maioria muçulmana onde a sharia coexiste com o direito comum.

Essa decisão levanta questões sobre a liberdade de expressão e os limites da cultura em um contexto digital moderno. O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel diz que posse de Mamdani como prefeito de Nova York é ‘gasolina antissemita’

O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou, nesta sexta-feira, após a posse do socialista Zohran Mamdani como novo prefeito de Nova York,...

Autoridades identificam 113 feridos no incêndio de Ano Novo na Suíça

Um incêndio devastou um bar na estação de esqui Crans-Montana, Suíça, na noite de Ano Novo. Até o momento, foram registrados 119 feridos,...

Milei promulga lei para que argentinos regularizem economias em dólares

O presidente argentino Javier Milei promulgou a chamada lei do princípio de inocência fiscal, visando estimular a regularização de poupanças em dólares. A...