Após expressiva votação em 2022, Ceuci Nunes descarta nova candidatura para eleições de 2026

O Partido dos Trabalhadores (PT) não contará com a infectologista Ceuci Nunes para as próximas eleições de 2026. Em entrevista ao Bahia Notícias, a médica, que se candidatou a deputada estadual em 2022, confirmou que não terá planos de concorrer novamente. Isso inclui os cargos de Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara dos Deputados, Senado Federal, além da presidência e governo estadual.

Atualmente, Ceuci é presidente da Bahiafarma, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica, e afirmou que está focada nos compromissos da instituição. “Estou gostando muito do que estou fazendo. Minha prioridade agora é cumprir esses compromissos. Temos acordos com o Ministério da Saúde e outras instituições que não quero interromper”, disse.

Apesar de obter 36.992 votos em sua última candidatura, principalmente em Salvador e Amargosa, Ceuci não está interessada em se envolver no próximo processo eleitoral. “Meu desejo agora é concretizar todos esses projetos. Quero fazer a Bahiafarma produzir medicamentos para o SUS”, acrescentou.

A médica fez um balanço sobre sua gestão à frente da Bahiafarma, ressaltando a importância do trabalho em equipe. “Se a Bahiafarma funcionar totalmente, sei que realizei meu sonho. Estamos todos comprometidos com o SUS”, destacou.

COTADA PARA VICE
Durante debates para a formação da chapa de oposição ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, Ceuci foi considerada para a vaga de vice-prefeita, mas recusou o convite. Ligada ao grupo petista, sua decisão foi influenciada por pressões de figuras como o senador Jaques Wagner e o deputado federal Jorge Solla.

Após sua recusa, o nome da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, foi escolhido para a candidatura a vice. Ceuci emitiu uma nota agradecendo ao governador Jerônimo Rodrigues e enfatizando a boa escolha de outra mulher para o cargo.

Ceuci também avaliou seus compromissos profissionais, como médica e professora, decidindo priorizar suas atividades atuais.

Com uma carreira notável, ela se destacou durante a pandemia, liderando o Instituto Couto Maia, um dos hospitais de referência em doenças infectocontagiosas no Brasil. Ceuci também foi cotada para assumir a Secretaria de Saúde do Estado, cargo que acabou ficando com Roberta Santana.

Agora, com a decisão de não participar das eleições, o que você acha que devem ser as prioridades para os líderes na área da saúde? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS