CCJ do Senado aprova endurecimento de punições para menores de 18 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei (PL) n° 1473/2025, que visa aumentar as punições para menores de 18 anos. O texto foi aprovado em caráter terminativo, o que significa que não precisa passar pela votação completa do plenário. Agora, ele seguirá para análise na Câmara.

De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o projeto propõe aumentar o tempo máximo de internação de 3 para 5 anos. Em casos de atos infracionais considerados hediondos, esse prazo pode chegar a 10 anos. Além disso, a idade para a liberação compulsória agora será de 23 anos.

Quando um menor completa 18 anos durante a internação, sua transferência será para uma unidade específica, distinta do sistema prisional destinado a adultos.

Vale lembrar que a proposta já havia passado pela Comissão de Direitos Humanos, onde recebeu o parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) em 13 de agosto.

O texto aprovado inclui emendas do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que buscam reestabelecer o procedimento informal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Isso garante a presença de um juiz e de um defensor público no processo, sem a necessidade de uma audiência de custódia.

A proposta também prevê a realização da audiência de custódia em até 24 horas. Dessa forma, o Judiciário poderá verificar a legalidade da apreensão e evitar abusos, equilibrando a rigidez das punições com as garantias legais.

Além disso, o novo texto traz uma alteração para pessoas com mais de 75 anos. O Código Penal agora estabelece que, se o infrator for idoso na data da sentença, exceto em casos de violência sexual contra a mulher, a pena poderá ser reduzida pela metade.

Esperamos que essa proposta gere um debate enriquecedor. O que você pensa sobre o endurecimento das punições para menores? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito Bruno Reis lamenta falecimento de Mãe Carmen do Gantois

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita Ana Paula Matos expressaram, nesta sexta-feira (26), o pesar pelo...

Servidor da CGU que agrediu ex-mulher e criança é indiciado pela PCDF

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, de 50 anos, foi indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no...

Fio da Navalha: O embate que pode mudar a relação entre STF e a mídia

Resumo para SEO: O jornalista não deve acreditar apenas no que quer que seja verdade. Ricardo Noblat apresenta uma reflexão sobre o ofício...