Governo atualiza regras de Classificação Indicativa e cria categoria para crianças de até 6 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Governo do Brasil fez uma atualização nas regras de Classificação Indicativa, com foco na proteção das crianças de até seis anos. Esta mudança busca acompanhar as inovações tecnológicas e garantir uma proteção mais eficaz para a primeira infância.

Uma das principais novidades é a introdução da categoria “Não Recomendado para Menores de 6 Anos”. Essa nova classificação não se limita apenas à televisão, cinema e espetáculos culturais, mas também abrange conteúdos digitais interativos, como aplicativos e jogos mobile.

Essa regulamentação foi estabelecida na Portaria nº 1.048/2025, que foi publicada no dia 15 de outubro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em entrevista à Voz do Brasil no dia 21, Ricardo Horta, secretário de Direitos Digitais do MJSP, explicou a importância dessa atualização.

“Notamos, através de consultas públicas e do Comitê de Especialistas da Sociedade Civil, uma grande discrepância entre a classificação livre para todos os públicos e a de 10 anos. O desenvolvimento emocional e cognitivo de uma criança de três ou quatro anos é bem diferente do de uma de sete ou oito. É essencial considerarmos os diferentes estágios de desenvolvimento das crianças e adolescentes”, afirmou Horta.

A nova faixa etária será facilmente identificada pela cor rosa-fucsia nos selos de classificação.

A política de Classificação Indicativa, que completou 35 anos desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), continua sendo uma referência importante na proteção infantojuvenil no Brasil. Horta destacou que as famílias já estão habituadas a ver as classificações em filmes e novelas, mas muitas vezes não aplicam o mesmo cuidado ao conteúdo digital.

Além disso, desde 2015, o Brasil faz parte de uma coalizão internacional que atua na classificação indicativa de aplicativos disponíveis em lojas virtuais.

Essa atualização é um passo importante para garantir que o conteúdo consumido por crianças pequenas seja adequado às suas idades e estágios de desenvolvimento. O que você acha dessas mudanças? Compartilhe sua opinião e contribua para essa conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação da Polícia Civil prende suspeita de tráfico de drogas no Centro de Salvador

Polícia Civil prende mulher por tráfico em Salvador durante operação Contenção Operação Contenção realizada pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (16), resultou na...

Porta-voz de Trump se irrita com pergunta e ataca jornalista: “Ativista enviesado”. Veja vídeo

A porta-voz do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, subiu o tom durante uma coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira (15/1), desqualificando um...

Jovem de 19 anos é preso com arma de uso restrito e quase 2 quilos de maconha no Bairro Liberdade

Itamaraju recebeu uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM),...