Após vencer três das últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória se animou na luta contra o rebaixamento sob a direção de Jair Ventura. Quando o treinador assumiu, após uma derrota para o Grêmio, o Leão estava com 80,4% de chances de queda, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora, esse risco caiu para 44,6%.
A trajetória de sucesso começou com uma vitória sobre o Ceará, na rodada seguinte à derrota para o Grêmio. Após perder para o Vasco, o Vitória emplacou duas vitórias seguidas contra Bahia e Santos, marcando a primeira sequência de triunfos na competição. O jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, foi também a primeira vitória fora de casa do Rubro-Negro nesta temporada.
Com esse desempenho, o Vitória chegou a 31 pontos, ocupando a 17ª posição, com a mesma pontuação do Santos, que está logo acima, fora da zona de rebaixamento. Contudo, o Santos ainda tem um jogo a menos, que será contra o Palmeiras, atual líder do Brasileirão.
Abaixo do Vitória, estão Juventude, Fortaleza e Sport, todos com grandes chances de rebaixamento. De acordo com os cálculos da UFMG, o rebaixamento do Sport é praticamente garantido, com 99,79% de chance. Fortaleza e Juventude também enfrentam situações complicadas, com 90,4% e 89,9% de risco, respectivamente.
Portanto, a briga mais direta do Vitória para escapar do rebaixamento é contra o Santos, que tem 34,8% de chances de queda. A lista ainda inclui Atlético-MG (12,8%), Ceará (6,6%), Internacional (5,5%), Corinthians (5,3%), Bragantino (4,7%) e Grêmio (4%). A partir do São Paulo, nono colocado, as chances de rebaixamento caem para menos de 2%.
Foto: Reprodução/UFMG
REAÇÃO
Jair Ventura, contratado até o final de 2025, chegou ao Barradão com a missão de evitar que o Vitória fosse rebaixado para a Série B. Conhecido por seu estilo de “bombeiro”, o técnico já salvou equipes da queda no passado. No Vitória, ele tem um aproveitamento de 60%, com três vitórias e duas derrotas em cinco jogos, anotando um total de sete gols, enquanto sofreu apenas três.
Essas três vitórias sob o comando de Jair Ventura já são o maior número de triunfos de um técnico do Vitória na Série A 2025, superando as passagens de Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas.
Resultando em:
Grêmio 3×1 Vitória – 25ª rodada
Vitória 1×0 Ceará – 26ª rodada
Vasco 4×3 Vitória – 27ª rodada
Vitória 2×1 Bahia – 28ª rodada
Santos 0x1 Vitória – 29ª rodada
Com nove jogos restantes na Série A, o próximo desafio do Vitória será contra o Corinthians, no sábado (26), às 16h, no Barradão. Depois, o Leão jogará fora de casa contra o Cruzeiro, no sábado (1), também às 16h, no Mineirão.
Convidamos você a compartilhar suas opiniões sobre o desempenho do Vitória e o que espera para os próximos jogos. A sua visão é muito importante para a discussão!
Facebook Comments