O Departamento de Guerra dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira, um ataque a uma embarcação no Oceano Pacífico. Este é o segundo incidente em menos de 48 horas, resultando na morte de três pessoas. O primeiro ataque ocorreu na terça-feira, quando uma embarcação foi atingida e duas mortes foram registradas.
O secretário de Guerra, Pete Hegseth, divulgou um vídeo do ataque em sua conta na rede social X. A publicação enfatiza que a operação foi realizada sob ordens do presidente Donald Trump e envolveu a perseguição a narcotraficantes identificados como terroristas.
Assista ao vídeo do ataque
Today, at the direction of President Trump, the Department of War carried out yet another lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization (DTO). Yet again, the now-deceased terrorists were engaged in narco-trafficking in the Eastern Pacific.
The… pic.twitter.com/PEaKmakivD
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 23, 2025
O vídeo tem apenas 26 segundos. Nele, é possível ver uma embarcação de pequeno porte seguida por uma explosão. Depois, os destroços em chamas são visíveis, com objetos flutuando na água antes que a imagem seja interrompida por um novo disparo.
De acordo com Hegseth, a embarcação estava envolvida em contrabando de narcóticos, transitando por uma rota conhecida e transportando drogas. Os três narcotraficantes a bordo foram mortos e não houve feridos entre as forças americanas. O secretário deixou claro que a operação foi baseada em informações de inteligência.
“As forças que atacaram estavam operando em águas internacionais. Esses narcoterroristas trazem morte e destruição. Nos comprometemos a continuar atacando essas organizações até que a ameaça ao povo americano seja eliminada”, afirmou Hegseth.
Hegseth destacou que essas ações continuarão dia após dia. Ele equiparou os narcotraficantes a terroristas, afirmando que esses grupos são a “Al-Qaeda do nosso hemisfério”.
Outros ataques na região
Na terça-feira, a rede CBS News informou que os EUA atacaram outra embarcação supostamente relacionada ao tráfico de droga em águas internacionais da Colômbia. Com esse ataque, o número de narcotraficantes mortos em operações americanas subiu para 27, chegando a um total de 30 após os acontecimentos da quarta-feira.
Desde setembro, os barcos na região do Caribe e no Oceano Atlântico têm sido alvos de ataques americanos, o que se tornou um ponto de tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o país possui 5 mil mísseis russos como defesa contra possíveis ataques.
O que você acha das ações dos Estados Unidos nesta região? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre essa situação tensa.
Facebook Comments