Histórico: rei Charles III e papa Leão XIV rezam juntos no Vaticano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta quinta-feira (23/10), a Capela Sistina no Vaticano foi o cenário de um encontro marcante entre o rei Charles III e o papa Leão XIV. Durante uma cerimônia ecumênica, eles se uniram em oração, abordando a proteção da natureza, uma causa querida ao monarca britânico.

A cerimônia misturou tradições católicas e anglicanas, com a apresentação dos corais das capelas Sistina e de São Jorge de Windsor, proporcionando um momento único para os presentes.

Charles, que é o governador supremo da Igreja Anglicana, chegou ao Vaticano acompanhado de sua esposa, Camilla, pouco antes das 6h, no horário de Brasília.

A religião anglicana surgiu em 1534, após uma cisão provocada pelo rei Henrique VIII, que queria anular seu casamento. Desde então, as igrejas Católica e Anglicana estão separadas.

Um Encontro Marcante

Tanto o Vaticano quanto o Palácio de Buckingham destacaram a importância do momento. A Santa Sé descreveu como “um momento histórico nas relações entre anglicanos e católicos”, enfatizando a necessidade de unidade cristã e cuidados com o meio ambiente. Para a realeza britânica, essa oração conjunta é significativa para a relação entre a Igreja Católica e a Anglicana.

Esse é o primeiro culto onde um monarca britânico está à frente do papa católico desde 1534, quando Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica.

Celebração do Jubileu

Durante a visita, o rei Charles III e o papa Leão XIV comemoraram o Ano do Jubileu, um evento que acontece a cada 25 anos e atrai milhões de peregrinos ao Vaticano. O casal real já se encontrou com o antecessor de Leão XIV, papa Francisco, poucos dias antes de sua morte, em abril.

A visita ao Vaticano faz parte de uma viagem de Estado à Itália, onde Charles receberá o título de “Confrade Real” na basílica de São Paulo Extramuros, um gesto simbólico de comunhão espiritual, que será retribuído ao papa com o título de “Confrade Papal da Capela de São Jorge”.

Agenda da Visita

De acordo com o Vatican News, a visita dos monarcas da Inglaterra possui um cronograma bem definido para quinta-feira. Confira os principais momentos:

  • 10h45 – Recepção no Pátio de São Dâmaso, após passarem pelo Arco das Campanas.
  • 11h – Audiência com o papa na Biblioteca Privada.
  • 11h45 – Visitas paralelas: Camilla à Capela Paulina e Charles à Secretaria de Estado com o cardeal Pietro Parolin.
  • 12h10 – Oração ecumênica pela proteção da Criação na Capela Sistina.
  • 12h45 – Encontro com representantes de instituições em defesa do meio ambiente na Sala Régia.
  • 14h45 – Cerimônia na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde Charles receberá o título de confrade real.

O encontro entre o rei Charles III e o papa Leão XIV não só fortalece laços entre as instituições religiosas, mas também traz à tona a importante discussão sobre a preservação ambiental. O que você pensa sobre esse momento histórico? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camarotes Selo Ouro de sustentabilidade vão receber descontos em taxa de licenciamento

Meta descrição: Cinco camarotes do Carnaval de Salvador recebem o Selo Ouro do Camarote Sustentável 2026, com desconto de 10% no licenciamento; 16...

“Bobos da corte”, detona Rachel Sheherazade após polêmica com Virginia

Uma polêmica ganhou as redes após uma reportagem indicar Virginia Fonseca, que estreia como rainha de bateria da Grande Rio, como a mulher...

Bruno Reis provoca o Rio após bater recorde de latinhas recolhidas: “Carnaval de Salvador é seis vezes maior”

O Carnaval de Salvador 2026 entrou para o Guinness World Records ao registrar a maior coleta de latas de alumínio do mundo —...