Papa Leão XIV recebe MST no Vaticano e diz que ‘terra, teto e trabalho são direitos sagrados’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quinta-feira, 23 de outubro, o Papa Leão XIV encontrou representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e mais de 130 movimentos sociais no Vaticano. Este encontro faz parte do Encontro Mundial de Movimentos Populares, que acontece anualmente desde 2014.

Durante seu discurso, o pontífice ressaltou a importância da luta por terra, moradia e trabalho, afirmando que esses são direitos sagrados. Ele enfatizou o papel essencial dos movimentos sociais na construção da solidariedade e instou a Igreja a se aproximar dessas causas.

Leão XIV declarou: “A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, que se inclina, assume riscos e é valente, profética e alegre.” Ele comparou a atualidade com o passado, lembrando como a Igreja apoiou a criação de sindicatos. “Suas lutas merecem encorajamento”, afirmou.

O Papa também destacou que ações como a formação de cooperativas para ajudar os necessitados não estão ligadas a ideologias, mas sim à vivência do Evangelho. Essas iniciativas incluem alimentar famintos, abrigar sem-teto e cuidar de crianças.

Na ocasião, Ayala Ferreira, representante do MST, presenteou o Papa com uma bandeira que traz a imagem do orixá Ossanha, figura importante nas religiões afro-brasileiras. O Brasil estava bem representado, com participantes também do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

Este encontro é parte de um ciclo de diálogos no Vaticano com organizações populares, que antecedem o Jubileu dos Movimentos Populares. O evento culminará com uma missa na Praça de São Pedro no próximo fim de semana, seguindo a tradição iniciada por Papa Francisco em 2014 de aproximar a Igreja de pautas sociais e ambientais.

O que você acha das declarações do Papa sobre os direitos sociais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileira é condenada nos EUA a 10 anos de prisão em caso de duplo homicídio

Meta: Juliana Peres Magalhães, babá brasileira, foi condenada a 10 anos de prisão nos EUA por participação no caso de duplo homicídio ocorrido...

Oposição faz primeira manifestação na Venezuela após queda de Maduro

Milhares de opositores saíram às ruas de Caracas nesta quinta-feira, 12, na primeira manifestação desde a queda do ditador Nicolás Maduro em uma...

Trump diz que Delcy está fazendo ótimo trabalho e cita ida de petroleiras à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter um relacionamento muito bom com Delcy Rodríguez, presidente da Venezuela, que elogiou o desempenho...