Papa Leão XIV recebe MST no Vaticano e diz que ‘terra, teto e trabalho são direitos sagrados’

Publicado:

Na última quinta-feira, 23 de outubro, o Papa Leão XIV encontrou representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e mais de 130 movimentos sociais no Vaticano. Este encontro faz parte do Encontro Mundial de Movimentos Populares, que acontece anualmente desde 2014.

Durante seu discurso, o pontífice ressaltou a importância da luta por terra, moradia e trabalho, afirmando que esses são direitos sagrados. Ele enfatizou o papel essencial dos movimentos sociais na construção da solidariedade e instou a Igreja a se aproximar dessas causas.

Leão XIV declarou: “A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, que se inclina, assume riscos e é valente, profética e alegre.” Ele comparou a atualidade com o passado, lembrando como a Igreja apoiou a criação de sindicatos. “Suas lutas merecem encorajamento”, afirmou.

O Papa também destacou que ações como a formação de cooperativas para ajudar os necessitados não estão ligadas a ideologias, mas sim à vivência do Evangelho. Essas iniciativas incluem alimentar famintos, abrigar sem-teto e cuidar de crianças.

Na ocasião, Ayala Ferreira, representante do MST, presenteou o Papa com uma bandeira que traz a imagem do orixá Ossanha, figura importante nas religiões afro-brasileiras. O Brasil estava bem representado, com participantes também do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

Este encontro é parte de um ciclo de diálogos no Vaticano com organizações populares, que antecedem o Jubileu dos Movimentos Populares. O evento culminará com uma missa na Praça de São Pedro no próximo fim de semana, seguindo a tradição iniciada por Papa Francisco em 2014 de aproximar a Igreja de pautas sociais e ambientais.

O que você acha das declarações do Papa sobre os direitos sociais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido limitará proteção aos refugiados, anuncia governo

O governo britânico anunciou que vai reduzir a proteção oferecida aos refugiados. De acordo com o Ministério do Interior, eles serão "obrigados a...

Milhares de pessoas marcham no México contra Sheinbaum

Neste sábado, 15 de novembro de 2025, milhares de pessoas saíram às ruas da Cidade do México para protestar contra a violência e...

Ucrânia diz que atacou refinaria de petróleo russa perto de Moscou

Neste sábado, 15 de novembro, a Ucrânia confirmou que lançou um ataque contra uma refinaria de petróleo na região de Ryazan, próxima a...