Papa Leão XIV recebe MST no Vaticano e diz que ‘terra, teto e trabalho são direitos sagrados’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quinta-feira, 23 de outubro, o Papa Leão XIV encontrou representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e mais de 130 movimentos sociais no Vaticano. Este encontro faz parte do Encontro Mundial de Movimentos Populares, que acontece anualmente desde 2014.

Durante seu discurso, o pontífice ressaltou a importância da luta por terra, moradia e trabalho, afirmando que esses são direitos sagrados. Ele enfatizou o papel essencial dos movimentos sociais na construção da solidariedade e instou a Igreja a se aproximar dessas causas.

Leão XIV declarou: “A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, que se inclina, assume riscos e é valente, profética e alegre.” Ele comparou a atualidade com o passado, lembrando como a Igreja apoiou a criação de sindicatos. “Suas lutas merecem encorajamento”, afirmou.

O Papa também destacou que ações como a formação de cooperativas para ajudar os necessitados não estão ligadas a ideologias, mas sim à vivência do Evangelho. Essas iniciativas incluem alimentar famintos, abrigar sem-teto e cuidar de crianças.

Na ocasião, Ayala Ferreira, representante do MST, presenteou o Papa com uma bandeira que traz a imagem do orixá Ossanha, figura importante nas religiões afro-brasileiras. O Brasil estava bem representado, com participantes também do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab).

Este encontro é parte de um ciclo de diálogos no Vaticano com organizações populares, que antecedem o Jubileu dos Movimentos Populares. O evento culminará com uma missa na Praça de São Pedro no próximo fim de semana, seguindo a tradição iniciada por Papa Francisco em 2014 de aproximar a Igreja de pautas sociais e ambientais.

O que você acha das declarações do Papa sobre os direitos sociais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã avalia restabelecer acesso à internet ‘de forma progressiva’

As autoridades iranianas cortaram, sem aviso prévio, todas as comunicações em 8 de janeiro, em meio a uma onda de manifestações contra o...

Líder do Irã admite pela primeira vez que protestos deixaram ‘milhares de mortos’ 

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou neste sábado que milhares de pessoas morreram nos protestos que abalaram o país, responsabilizando o...

Entenda os 20 pontos do acordo que nortearão comércio entre Mercosul e UE

Mercosul e União Europeia assinaram, no fim de semana, um acordo comercial que coloca os dois blocos entre os maiores do mundo, somando...