Mais cinco carretas da mulher começam a atender no Outubro Rosa

Publicado:

O Ministério da Saúde deu um passo importante nesta quinta-feira (23) ao lançar uma nova fase do atendimento móvel para pacientes da rede pública, expandindo o programa Agora Tem Especialistas. Nesta etapa, cinco carretas de saúde da mulher estão indo a municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e ao Distrito Federal.

Durante a campanha do Outubro Rosa, serão oferecidas consultas, exames, biópsias e diagnósticos com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Ceilândia, no Distrito Federal, para acompanhar o início dessa fase do programa. Ele comentou sobre a importância de reduzir o tempo de espera para exames e procedimentos.

“Tudo o que as mulheres estão esperando na fila para esse atendimento, nós estamos instalando hoje na Ceilândia, em Brasília”, afirmou Padilha.

Nos próximos 30 dias, espera-se que cerca de 1,5 mil mulheres sejam atendidas no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, onde a unidade está estacionada. As marcações de consultas e encaminhamentos são responsabilidade das secretarias de saúde locais.

Nesta sexta-feira (24), as outras quatro carretas chegarão a Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS). Ao todo, 28 carretas estarão operando em 22 unidades federativas por, no mínimo, 30 dias, com o objetivo de expandir para 150 unidades móveis até 2026.

A meta para o Outubro Rosa é atender mais de 42 mil pacientes da rede pública, realizando cerca de 130 mil procedimentos, com um investimento de quase R$ 19 milhões.

Desde o início de outubro, as carretas já estão atendendo em diversas localidades, incluindo Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA) e muitas outras.

As carretas oferecem diversos serviços, como mamografias e ultrassonografias, além de biópsias e exames para o rastreamento de câncer. Também estão disponíveis ultrassonografias ginecológicas, entre outros procedimentos.

O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas experiências a respeito da saúde da mulher.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (23), a apreensão de um lote falsificado do Chá Pronto Para Consumo Multi...

Crianças com hemofilia terão terapia menos invasiva pelo SUS

Joana Brauer é mãe de duas crianças com hemofilia grave e vive a angústia de ver seus filhos submetidos ao tratamento...

Rede Amigo da Criança terá mais 18 hospitais habilitados pelo governo

O Ministério da Saúde anunciou a habilitação de mais 18 hospitais na rede Amigo da Criança. A ação busca...