Polícia Federal assina Convenção da ONU contra crimes cibernéticos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste sábado (25), o Brasil tornou-se signatário da Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Cibernético. Com a adoção pelo Brasil, o tratado estabelece as bases para a cooperação internacional contra crimes digitais.

A assinatura foi feita pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, durante uma cerimônia em Hanói, no Vietnã. Rodrigues faz parte da comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma visita ao sudeste asiático com o objetivo de fortalecer relações políticas e ampliar o comércio brasileiro.

Além do Brasil, outros 59 países também assinaram o pacto. A assinatura serve como uma intenção política, mas a adesão definitiva, que traz obrigações legais, depende da aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com a Polícia Federal, a Convenção prevê a definição de crimes cibernéticos, incluindo o abuso sexual infantil online.

A PF destacou que a convenção permitirá a troca de provas eletrônicas, facilitando a cooperação internacional no combate a esses crimes e na proteção das vítimas.

Adotado pela Assembleia-Geral da ONU desde dezembro de 2024, o tratado inclui disposições de segurança e garantias de proteção aos direitos humanos, fundamentais para as ações contra crimes cibernéticos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, presente na cerimônia, classificou o pacto como um “tratado histórico para a nova era digital”. Ele ressaltou a importância da iniciativa para enfrentar as “ameaças crescentes” no ciberespaço, lembrando que a criminalidade digital pode roubar sustento, financiar o tráfico e espalhar material de abuso infantil.

O que você acha dessa nova etapa na luta contra crimes digitais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forte temporal destrói ao menos 15 casas e escola em cidade do RS

Fortes ventos e chuva intensa atingiram Farroupilha, na Serra Gaúcha, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, nesta terça-feira (23/12). Além de...

CNJ recomenda cooperação entre tribunais para combater fraudes em descontos associativos do INSS

CNJ aprovou, por unanimidade, uma recomendação para que os tribunais do país adotem medidas coordenadas no enfrentamento de fraudes envolvendo descontos não autorizados...

OAB-BA vence ação no CNJ e garante transparência e prazos para advogados nas Turmas Recursais do TJ-BA

Meta descrição: CNJ promove ajustes no Regimento Interno das Turmas Recursais do TJ-BA para ampliar publicidade dos julgamentos, fixar prazos e fortalecer a...