Candidata de esquerda vence eleições presidenciais na Irlanda

Publicado:

No último sábado, 25, a Irlanda fez história ao eleger Catherine Connolly, uma advogada de 68 anos e deputada, como sua nova presidente. Representando a esquerda, ela conquistou mais de 63% dos votos, superando a ex-ministra Heather Humphreys, que obteve 29,5%. Este foi o primeiro pleito presidencial desde 1990 com apenas duas candidatas, ambas mulheres.

Cerca de 3,6 milhões de eleitores foram convocados a participar da votação, que teve um comparecimento abaixo do esperado e um número significativo de votos nulos. Connolly vai substituir Michael Higgins, que ocupou o cargo desde 2011.

Após a vitória, Humphreys reconheceu a derrota e elogiou Connolly, afirmando que ela será “uma presidente para todos nós”. O vice-primeiro-ministro Simon Harris também parabenizou a nova chefe de Estado, expressando votos de sucesso em sua nova função. Connolly é a terceira mulher a ocupar a Presidência da Irlanda, um país com cerca de 5,2 milhões de habitantes.

A eleição foi marcada por críticas de setores conservadores que declararam não se sentir representados. Alguns deles até incentivaram votos nulos como forma de protesto. Apesar de figuras conhecidas, como o lutador Conor McGregor e o músico Bob Geldof, terem cogitado candidaturas, elas não avançaram.

Em seu discurso de celebração, Connolly destacou sua intenção de ser “uma presidente inclusiva” e afirmou seu compromisso com a paz, lembrando a tradição de neutralidade diplomática da Irlanda. Reconhecida por suas críticas a políticas dos Estados Unidos e da União Europeia, ela já se destacou em questões como justiça social e habitação.

A expectativa é que sua presidência possa gerar atritos com o governo, especialmente após suas condenações públicas às ações militares de Israel em Gaza, que ela chamou de “genocídio”.

O que você acha dessa nova liderança na Irlanda? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre as implicações dessa eleição.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Democratas dos EUA pedem a militares que desobedeçam ‘ordens ilegais’

Os últimos dias foram marcados por um pedido inusitado de legisladores democratas. Eles solicitaram que os militares e agentes de inteligência dos Estados...

Trump diz que vai ‘trabalhar’ pela paz no Sudão a pedido de príncipe saudita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se compromete a "trabalhar" para encerrar a guerra no Sudão. A decisão...

Turquia deve ser a sede da COP31 em 2026

A Turquia foi escolhida como sede da próxima Conferência sobre Mudança Climática, a COP31, que acontece em 2026. Um acordo preliminar foi firmado...