“O mundo não aceita uma nova guerra fria”, diz Lula a empresários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Reprodução/CanalGov

Presidente Lula em reunião com empresários na Malásia
1 de 1 Presidente Lula em reunião com empresários na Malásia – Foto: Reprodução/CanalGov

Kuala Lumpur — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (26/10) com empresários brasileiros e malaios durante sua viagem à Ásia. No discurso, Lula defendeu a expansão das parcerias comerciais, focando em países fora do eixo tradicional da Europa e dos Estados Unidos.

“O mundo de hoje não aceita mais uma nova guerra fria. Nós não queremos ficar disputando como se fazia após a Segunda Guerra Mundial, entre quem era do lado da Rússia e quem era do lado dos Estados Unidos”, afirmou o presidente, em evento na Malásia.

Essa declaração aconteceu algumas horas após Lula se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os líderes conversaram por cerca de 45 minutos a respeito do tarifamento aplicado a exportações brasileiras.

Ao mencionar a guerra fria entre os blocos soviético e capitalista, que dominou o cenário global desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o colapso da União Soviética em 1991, Lula comparou a atual disputa entre os Estados Unidos e a China. O temor de uma guerra comercial paira sobre os dois países, especialmente após a ameaça da Casa Branca de impor tarifas de 100% sobre produtos chineses, além de outras restrições comerciais.

“Não queremos uma nova disputa entre quem é do lado dos Estados Unidos ou da China. Queremos estar ao lado de todos os países do mundo que queiram fazer negócios conosco”, destacou Lula.

O que você acha das declarações de Lula em relação à guerra fria e às parcerias comerciais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de São Bernardo do Campo vira réu por corrupção

Justiça de São Paulo tornou réu Marcelo de Lima Fernandes, prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por suspeita de corrupção....

Deputados indicam Luciano Araújo para vaga de conselheiro do TCE-BA e podem abrir disputa com Josias

Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento para indicar Luciano Araújo, do Solidariedade,...

Preso por estimular automutilação no Discord revela idade de vítima

Jovem de 18 anos é preso suspeito de incentivar automutilação entre meninas. Luiz Fernando Souza foi preso em Agrolândia, no interior de Santa...