Baianos ganham destaque na lista da “elite do Congresso” em 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia se destaca como um dos principais centros de articulação política em Brasília, de acordo com um levantamento da consultoria Arko Advice. O estudo classifica a “elite parlamentar” do Congresso Nacional em 2025, destacando 120 deputados e senadores que exercem forte influência nas decisões e moldam o debate político no país. A Bahia é uma das cinco localidades com maior presença nessa lista.

Entre os dez nomes baianos citados, estão Adolfo Viana (PSDB), líder da federação PSDB-Cidadania na Câmara; Elmar Nascimento (União Brasil), vice-presidente da Casa; Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado; e Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, todos figuras-chave no Legislativo.

Além desses, outros baianos também se destacam por sua atuação política, como Cláudio Cajado (PP), reconhecido por sua experiência em finanças públicas; Antônio Brito (PSD), líder da bancada do seu partido; Paulo Azi (União Brasil), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara; e Otto Alencar Filho (PSD), listado como articulador. O senador Ângelo Coronel (PSD) também figura entre as lideranças informais com grande influência.

O levantamento indica que o PT é o partido com o maior número de parlamentares influentes, totalizando 18. Em seguida, estão União Brasil, PL e PSD, cada um com 13 representantes. Regionalmente, o Nordeste lidera com 45 nomes na elite política do Congresso, superando o Sudeste, que conta com 44.

O que você acha dessa ascensão de lideranças baianas? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça determina suspensão de motoristas e seguranças de Bolsonaro durante prisão

Uma decisão da Justiça Federal determinou a suspensão de benefícios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre...

STF barra decreto que suspendeu cobrança de consignados no MT

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (11/12) o decreto da Assembleia Legislativa do Mato Grosso que interrompeu a cobrança de empréstimos...